CBMAL

CAMINHADA NA ORLA MARCA ABERTURA DA SEMANA NEURO

  • 11/09/17
  • 10:09

A caminhada teve início no GBS e contou com a participação de profissionais médicos, estudantes e simpatizantes da campanha

Editado com Secom Maceió 

Uma caminhada na orla da Pajuçara, saindo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) na manhã deste domingo, 10, marcou a abertura da Semana Neuro em Alagoas. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), por meio do Departamento de Responsabilidade Social da entidade, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió. Sob o slogan ‘Use a cabeça, proteja seu corpo’, o evento acontece desta segunda, 11, até a próxima sexta, 15, e tem o objetivo de reduzir traumas físicos ocasionados por mergulhos em águas rasas, uso de celular na direção e má postura, que podem atingir todas as idades, principalmente os mais jovens, e que se configuram como problemas de saúde pública.

“Queremos chamar a atenção da campanha Neuro em Ação que inicia nesta segunda-feira. Estamos aqui para mostrar que Alagoas participa desta ação social que se dá em todo o Brasil, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, no sentido de prevenir os traumas de crânio e os traumas da coluna vertebral”, disse o doutor Aldo Calaça, representante da SBN em Alagoas e organizador do evento.

Durante a semana do evento serão apresentadas várias palestras em escolas públicas, particulares, na Escola Militar Tiradentes e também no Sesc. “Nosso objetivo é atingir de uma forma mais direta essa faixa etária do ensino médio, do ensino fundamental, que são futuro condutores de veículos e que terão uma responsabilidade muito grande de assimilar os conceitos da direção segura”, disse Calaça.

Outro tópico da campanha é a prevenção das lesões relacionadas com o mergulho em águas rasas. “É muito comum, principalmente em cidades litorâneas como a nossa, com esse clima tropical, que as pessoas utilizem bastante as atividades náuticas, como uma forma de lazer ou prática esportiva. Por isso, é preciso usar a cabeça para proteger o corpo. Nunca mergulhar sem obter informações prévias da região e se possível fazer o reconhecimento da área com os pés”, alertou o médico.

Para o coronel Paulo Marques, subcomandante do CBMAL, a participação do Corpo de Bombeiros é essencial em eventos preventivos como esse: “O Corpo de Bombeiros não podia jamais deixar de participar desse evento porque a prevenção é uma ferramenta primordial e já que atendemos a essas ocorrências desses traumas diariamente. Então temos que estar juntos, divulgando também essa semana e conscientizando. Estamos felizes por poder fazer parte desta iniciativa”, disse o oficial.  

Sobre a SBN

Fundada em 1957, a SBN é uma associação de médicos que concentra, aproximadamente, 2.300 sócios. Considerada a terceira maior entidade deste segmento da medicina no mundo, foi reconhecida pela World Federati on of Neurosurgery (WFNS) como uma das melhores formadoras de especialistas, graças aos rigorosos programas de ensino e educação continuada disponibilizada aos seus membros em Congressos Nacionais anuais e múltiplos Eventos Regionais.

Todas as iniciativas e condutas da entidade são pautadas no estímulo e valorização do Código de Ética Médica e do Código de Ética Profissional, garantindo o progresso da Neurocirurgia por meio do incentivo à formação continuada, monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses da classe.