REPRESENTANTES DOS SERVIçOS DE EMERGêNCIA SE REúNEM PARA FALAR SOBRE TROTES

• 27/09/17

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) participou na manhã de ontem, dia 25, de uma audiência pública realizada na câmara de vereadores de Maceió para tratar sobre trotes nos serviços de emergência. Também estavam presentes representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Segurança Pública, líderes comunitários e presidentes de associações de bairros. O objetivo foi debater o assunto e a melhor forma de leva-lo à população.

A iniciativa da reunião veio do Vereador Francisco Sales (PPL) e durante a audiência foram discutidos os problemas que os trotes geram, os riscos que trazem por congestionamento de linhas telefônicas, quais medidas a serem tomadas e a importância de fazer um trabalho de conscientização. Os líderes comunitários organizarão um ciclo de palestras nos bairros com representantes dos serviços de urgência e emergência.

Além da aplicação de punição, a conscientização da população é fundamental para a tenente coronel Camila Paiva, representante do CBMAL na audiência. “Que o assunto seja levado à sociedade para discutir os problemas que os trotes causam, os riscos que podem trazer pra aquele que realmente precisa do serviço de urgência e emergência e quando liga encontra a linha congestionada por causa de um trote”, disse.

O capitão Kenzo, em um dia de serviço no Corpo de Bombeiros, chegou a contar mais de 900 trotes. “Só cerca de 30 ligações foram para ocorrências de verdade”, declarou. A legislação estadual vigente já permite a multa por ligações falsas, ou trotes, com a cobrança dos gastos com a chamada, equipamentos utilizados, deslocamento da equipe (combustível) e profissionais mobilizados, por meio da fatura da conta do telefone utilizado na ligação. Há ainda a responsabilização penal por descumprir o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, que classifica o trote como crime e prevê reclusão de um a três anos.

Por Jade Katlen
estagiária Jornalismo CBMAL