CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS DE ALAGOAS LANçA NOVO CóDIGO DE SEGURANçA CONTRA INCêNDIO

  • 28/09/17
  • 11:09

Mudanças incluem nomenclaturas, verbos, funções, multas e competências

O Corpo de Bombeiros realizou na manhã do dia 25 uma palestra sobre o novo Código de Segurança Contra Incêndio e Emergência (Coscie). Ministrada pelo tenente Eduardo Vasconcelos, a apresentação teve como objetivo equipar os militares quanto às mudanças e atualizações das novas regras. O Coscie foi implementado no último dia 18 e, em relação ao antigo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip), foram feitos esclarecimentos, cortes e acréscimos, buscando melhorar ainda mais o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

 

Na palestra foi explanado o novo decreto, as inovações e novos procedimentos. O objetivo foi mostrar a otimização que o novo decreto trouxe para os serviços. Mudaram nomenclaturas, verbos, funções, multas e competências além de vários cortes e acréscimos feitos. A reunião será repetida na sexta-feira, dia 29, para os militares que não puderam comparecer e também será transmitida online pela plataforma TeamViewer para bombeiros do interior e de outros estados.

A atualização do Cosip foi motivada pelo fato de ser considerado muito punitivo e que em alguns casos poderia prejudicar alguns clientes em algumas situações. Um exemplo de alteração é a multa proporcional ao número de pré-requisitos descumpridos, quando antes era um valor fixo independentemente de quantos tópicos estavam fora da norma. Também foi feita a padronização dos nomes dos documentos e a atualização/previsão de procedimentos já realizados.

 

Segundo o tenente Vasconcelos, da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), o novo código teve implementação imediata, ou seja, já é o código vigente. “Os objetivos são proteger a vida dos ocupantes das edificações em áreas de risco, dificultar a propagação de incêndios e desenvolver uma cultura preventiva de segurança contra incêndio e emergência”, declarou. Está sendo pensado um Código de Segurança Contra Incêndio e Emergência nacional, assim, quando o CBMAL planejou o Coscie utilizou informações e parágrafos que já foram aprovados em Brasília pra o Código nacional.