ALAGOAS SEDIA ENCONTRO NACIONAL DA DEFESA CIVIL

• 06/10/17

Representantes de 17 estados se reúnem em Maceió para debater preparação e resposta aos desastres naturais

Gestores estaduais de Defesa Civil debateram sobre as ações de preparação e resposta aos desastres naturais no Brasil nos dias 05 e 06 de outubro em Maceió, Alagoas, por meio da XII Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). O encontro faz parte das atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres.

“Nos encontros do CONGEPDEC procuramos trocar experiências e fortalecer as ações de Proteção e Defesa Civil, tendo em vista que cada Estado tem peculiaridades geográficas e hidrográficas e ainda métodos diferenciados de preparação e resposta aos desastres”, declarou o presidente do Conselho, coronel José Erivaldo Mendes, de Sergipe.

A palestra de abertura foi proferida pelo major Moisés Melo do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas e Coordenador da Defesa Civil de Alagoas. A palestra trouxe uma proposta que será apresentada ao governo federal sobre a atuação dos órgãos frente aos desastres naturais. “Nossa missão é sempre salvar pela prevenção. O desastre desse ano só não tomou proporções maiores, devido às atividades preventivas executadas pela Defesa Civil”, enfatizou o major.

Ao todo representantes de 17 estados estiverem presentes na reunião: Amazonas, Acre, Goiás, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo e Tocantins.
Alagoas, o estado anfitrião, é característico por dois eventos extremos: a seca, em municípios do sertão, agreste, e parte da Zona da Mata, e as inundações. Este ano 27 cidades, contando com a capital, decretaram Situação de Emergência, em decorrência do aumento das reservas hídricas nos municípios pertencentes à Região Metropolitana. O fenômeno ocasionou danos humanos, materiais, ambientais, além de prejuízos públicos e privados.

Por Jade Katlen
Estagiária de jornalismo - CBMAL