CBMAL

BOMBEIROS REALIZAM PRIMEIRO EXERCíCIO NO SIMULADOR DE COMBATE INCêNDIO COM FOGO REAL

  • 28/10/17
  • 11:10

Treinamento contou com a participação do comandante geral da corporação

Ao longo do ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou alguns investimentos para o desenvolvimento e atualização das técnicas de combate a incêndio na corporação. Primeiro, com militares sendo enviados para fora do estado para atualização das técnicas e, em seguida, pela aquisição de um contêiner que será utilizado como Simulador de Combate a Incêndio com fogo real.

A equipe de instrutores formada pelo capitão Fernando Holanda, tenente Rafael Duarte, tenente Messias Feliciano e sargento Alysson Santa Rosa já havia realizados alguns testes, mas nesta sexta-feira, 27, aconteceu o primeiro treinamento “oficial” com a participação de alguns membros do alto escalão do Corpo de Bombeiros, incluindo o comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva.

Os seis oficiais participantes do treinamento receberam uma breve instrução sobre como seria desenvolvida a atividade, utilizaram todo o equipamento de proteção individual e respiratória e foram orientados sobre como se portar dentro do simulador. Todos puderam aplicar duas técnicas para extinguir o fogo em ambientes fechados, além de acompanhar todo o processo de evolução do incêndio.

“Eles puderam participar daquilo que a tropa vivencia no dia a dia e, com isso, eles poderão contribuir para a melhoria, cada um dentro de sua atribuição, opinar por uma melhor compra (de materiais ou equipamentos) se aproximando mais da realidade do profissional e da parte operacional”, destacou o capitão Holanda.

O coronel Adriano considerou a experiência maravilhosa, parabenizando a equipe responsável pela promoção do simulado. “Foi maravilhoso. Realmente deu para sentir na pele o que é estar nesta temperatura e combater o fogo. Gostei bastante, estou me sentindo mais bombeiro, foi uma experiência inacreditável. Quero parabenizar aos instrutores e toda a equipe que organizou esse momento”, disse o comandante. “A meta agora é que toda a tropa passe por este simulador”, concluiu.

Todos os bombeiros que participaram da atividade foram avaliados e acompanhados, antes e depois do exercício, por médicos e enfermeiros da Superintendência de Saúde do CBMAL e de uma unidade de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O SIMULADO

O Exercício com Fogo Real propicia aos participantes o contato com um ambiente extremo, muito semelhante às condições adversas enfrentadas em um combate ofensivo a um incêndio real. Dentro do Simulador, os participantes são confrontados com o desconforto gerado pelo uso dos equipamentos de proteção, com visibilidade restrita, com calor extremo, com vapor d’água e com chamas reais. Apesar das condições extremas, o treinamento é realizado de maneira segura e controlada, devido à aplicação de um protocolo rígido segurança.

Nesse contexto, o exercício com fogo real realizado em Simulador tipo contêiner possibilita um ambiente controlado onde o bombeiro aluno poderá ter contato com fenômenos envolvidos em um incêndio em compartimento e com a aplicação das técnicas de forma correta, permitindo a visualização de todo o processo de desenvolvimento do incêndio, fenômenos de ignição da fumaça e generalização do incêndio, além da eficiência das técnicas ofensivas no controle do sinistro.

Por permitir um grande realismo, o exercício com fogo real está associado a riscos por isso, os exercícios precisam contar com um adequado planejamento, uso correto dos equipamentos de proteção e rígida aplicação de um protocolo completo de treinamento.