CBMAL

XVII SEMINáRIO NACIONAL DE BOMBEIROS REúNE MAIS DE 4 MIL PROFISSIONAIS DE TODO O PAíS EM JOãO PESSOA

  • 08/11/17
  • 15:11

Evento acontece no centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

Com mais de quatro mil bombeiros de todos os estados brasileiros, o XVII Seminário Nacional de Bombeiros teve sua abertura oficial na manhã desta quarta-feira, 8 e segue até a próxima sexta-feira, 10. O evento acontece no centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e conta com uma programação recheada de palestras, apresentações de trabalhos científicos, provas técnicas, competições e cursos.

A abertura foi marcada por apresentações folclóricas, entrega de medalhas e vídeo histórico institucional em homenagem aos 100 anos do CBMPB. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de João Pessoa e acontece em paralelo com a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE).

Na abertura oficial, o comandante geral do CBMPB deu as boas-vindas aos congressistas: “Chegou a hora do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba que, neste ano, comemora seu centenário e sedia pela primeira vez o Seminário Nacional de Bombeiros Militares, na sua décima sétima edição.  É com muita alegria e satisfação que recebemos em nosso Estado todas as delegações aqui mencionadas, nacionais, internacionais, militares, civis, expositores e congressistas de todo o país”, e ressaltou a finalidade do evento, “Este XVII Senabom tem um propósito: congregar num só ambiente profissionais de vários segmentos com o intuito do congraçamento e troca de experiências e conhecimentos, além da oportunidade de realização de negócios”, disse.

O CBMAL enviou uma comitiva com 32 militares que irão representar a corporação com apresentação de trabalhos científicos, participação de cursos e apresentação de palestras, como é o caso da coronel Camila Paiva que abordará o tema "Bombeiras Militares: Quem são e quais seus desafios?". A tenente coronel Camila Paiva ministrou o tema em parceria com a tenente coronel Cristianne Simões (DF), já na tarde desta quarta-feira.

CURSOS

Na prática, o Senabom 2017 começou na terça-feira, 7, com minicursos pré-seminário aos interessados, e o CBMAL contou com militares participantes da etapa.

 

Desde 9h seguindo até 15h, ocorreram simultaneamente quatro minicursos e uma mostra científica dos alunos do Curso de Formação de Oficiais do CBMPB. Os cursos foram: “Segurança estrutural e compartimentação de ambientes”, “Fenômeno Flashover”, “Suporte Básico à Vida – RCP” e “Produtos Perigosos”.

Segundo o capitão Brandão, a experiência já está sendo muito produtiva, abordando temas que são de grande interesse para ele. “São matérias que contribuem muito para que o Corpo de Bombeiros aprenda cada vez mais sobre proteção contra incêndio, especialmente, na parte de proteção passiva”, destacou.