CBMAL

BOMBEIROS CONCLUEM CURSOS OPERACIONAIS DE RESGATE VEICULAR E MERGULHO

  • 16/11/17
  • 08:11

A formatura aconteceu no auditório da Academia da Polícia Militar com familiares e bombeiros

 
Por Jade Katlen - estagiária
 

Tiveram encerramento na manhã desta terça-feira, 14, o Curso de Salvamento Veicular Leve (CSVL) e o Curso Extraordinário de Mergulho Autônomo (CMAut). A cerimônia foi realizada no auditório da Academia de Polícia Militar com a presença de militares e familiares dos formandos. Os cursos foram mais uma fonte de capacitação e atualização dos bombeiros atuantes nas respectivas áreas.

O comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral da Silva, ressaltou a importância do esforço dos bombeiros para fazerem melhor seus trabalhos através da especialização. “Ninguém é escolhido a dedo para fazer qualquer curso da área militar, todos que estão aqui estão pela capacidade, interesse e busca de cada um. Isso é importante. Estão se preparando cada vez mais para prestar um serviço de excelência, meus parabéns”, ressaltou o comandante. 

 

CSVL

Com duração de 90h, o Curso de Salvamento Veicular Leve (CSVL)  teve por objetivo capacitar bombeiros militares do CBMAL e coirmãs para atender ocorrências envolvendo veículos de pequeno porte, entendendo as tecnologias envolvidas e as técnicas e táticas adequadas para o atendimento.

 

O acidente veicular representa 2,1% de todo óbito que acontece no país e já é a principal causa de morte do grupo de pessoas que vai de 15 a 29 anos. No atendimento deste tipo de ocorrência, além dos riscos normalmente encontrados nos cenários, como o tráfego, rede elétrica, risco de incêndio e explosão, produtos perigosos, os socorristas se deparam com veículos cada vez mais seguros para os ocupantes, mas que dificultam a atuação das equipes de salvamento e resgate.

Major Aluysio, orador da turma do CSVL, emocionou todos os presentes ao contar que perdeu o pai em um acidente de carro, e agora está feliz em concluir o curso na área de salvamento veicular, “vejo a importância desse curso, que alegria senti em perceber [durante o curso] que temos excelentes bombeiros em todo o Brasil. Quem sai ganhando é a sociedade alagoana”, declarou o oficial. 

Para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia veicular, os equipamentos e técnicas de salvamento tem sido constantemente aprimorados. Essa área do salvamento vem crescendo em importância e espaço no cenário nacional e mundial, com o intuito de prestar um auxílio de alto nível técnico que possa garantir segurança a todos os envolvidos nesse cenário de acidentes.

O CSVL teve início em 09 de outubro de 2017, dividido em partes teórica e prática, capacitando 12 bombeiros, sendo dois de Roraima, um do Ceará, dois de Maceió e sete do 3º GBM de União dos Palmares.

 

CMAut

O mergulho realizado pelos corpos de bombeiros de todo o Brasil está entre as mais complexas e rigorosas missões realizadas por essa instituição. A razão disso é a especificidade da atividade e o elevado nível técnico necessário para execução das ações. Além disso, existem diversos fatores de risco aos quais os mergulhadores estão submetidos como ambiente hiperbárico, águas contaminadas, visibilidade limitada, contato com cadáveres em elevado estágio de decomposição, entre outros.

 

“O mergulhador é um profissional treinado em condições adversas, são condições severas, nesse curso nos fomos colocados em situações que testaram nosso potencial, nossa capacidade de lidar com problemas, tem que ter muita cabeça fria, muita técnica”, declarou o 3 sargento Pinho, orador da turma do CMAut 2017.  

Segundo o estudo “perfil dos cargos das instituições estatuais de segurança pública: estudo profissiográfico e mapeamento e competências”, realizado pela secretaria de segurança pública - SENASP, realizar mergulho de resgate foi considerada a tarefa com maior grau de dificuldade da atividade dos corpos de bombeiros.

O CMAut tem como objetivo atualizar os servidores que exercem essa atividade operacional dos bombeiros. Teve início no dia 06 de outubro e terminou no dia 03 de novembro, completando 162 horas-aula semipresenciais. 

 

3º sargento Izael Martins

 

Durante a formatura foi homenageado o mergulhador de resgate 3º sargento Izael Martins, que se encontra doente,  pelo excelente serviço prestado à sociedade alagoana enquanto esteve nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

A homenagem foi entregue ao irmão do 3º sargento, o senhor Iziano Batista Araújo, pelo comandante geral do CBMAL, coronel Adriano, e pelo 3º sargento Nicolas.