CBMAL

COMITêS PLANEJAM O FUTURO DA ATIVIDADE BOMBEIRO MILITAR NO BRASIL

  • 16/11/17
  • 09:11

Grupos estiveram reunidos durante o XVII Senabom, em João Pessoa-PB

Comitês do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) reuniram-se durante o XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), ocorrido na última semana em João Pessoa, Paraíba. Comitês de atendimento pré-hospitalar (APH), mergulho e gestão do conhecimento fizeram deliberações importantes para o desenvolvimento da atividade bombeiro militar em todo o país.

MERGULHO 

A 2º Reunião do Comitê Nacional de Mergulho da LIGABOM, com o tenente Diego Percia representando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), definiu, por exemplo, o nome que deverá ser usado para o serviço realizado pelos bombeiros militares que atuam no mergulho.

“Falava-se em mergulho de resgate, mas esse nome não cabe porque essa é uma das especialidades do mergulho dentro de outras que já existem. Ficou definido, então, que o nome será ‘mergulho de bombeiro militar’”, relatou o tenente.

O comitê definiu ainda a criação de duas relatorias com o objetivo de decidir questões basilares, buscando primeiro pontuar os alicerces para sustentar a atividade de mergulho. A primeira relatoria irá trabalhar nas atribuições de bombeiro, listando quais são as missões que o mergulhador realiza. Já a segunda definirá o currículo mínimo para formação do mergulhador, para existir um curso padrão em todas as corporações bombeiro militar.

“A formação do mergulhador vai ser a maneira na qual o militar irá se inserir na atividade de mergulho. Esse currículo mínimo deverá ser obedecido por todas as instituições e o curso deverá preencher todos aqueles requisitos”, explicou.

As relatorias têm que apresentar seus projetos na próxima reunião, que serão avaliados pelo Comitê. O que for decidido vai ser publicado como uma orientação a ser seguida pelos corpos de bombeiros, pois contará com o aval da LIGABOM.

APH 

O capitão Luiz Augusto, a tenente Graziele Costa e o tenente Gregório Vieira representaram o CBMAL na reunião do Comitê Nacional de Atendimento Pré-hospitalar (Conaph). Nela, foi definida uma comissão que irá elaborar um POP (manual de Procedimento Operacional Padrão) de atendimento pré-hospitalar para todo o Brasil. O documento terá como base todos os manuais existentes nas corporações. O tenente Gregório integra a comissão que deverá apresentar um projeto do POP na próxima reunião, que deve acontecer no final de março ou início de abril de 2018.

De acordo com a tenente Graziele, também é objetivo do Conaph, inserir os Corpos de Bombeiros nas discussões de portarias emitidas pelo Ministério da Saúde (MS). “Estamos tentando ser incluídos no MS. Faremos algumas reuniões para fazer com que nós do Corpo de Bombeiros participemos nas mudanças das portarias do Ministério da Saúde. Que nós sejamos incluídos e não apenas o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência)”, disse.

GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO 

A segunda reunião deste Comitê, que conta com os capitães Ricardo Lopes e Luiz Augusto, discutiu os objetivos do mesmo e elegeu funções da área administrativa, levantou ainda questões importantes sobre o que já vem sendo desenvolvido nas corporações do país. O capitão Ricardo Lopes sugeriu que o Comitê possa definir sua Missão e Visão, levantando a questão de um repositório, sugeriu a utilização da ferramenta Moodle e questionou em qual servidor poderia ser hospedado, momento em que o servidor do estado do Espírito Santo foi ofertado por seu representante.

Já o capitão Luiz Augusto sugeriu a criação de um Plano de Gestão do Conhecimento para ser apresentado para a LIGABOM. O oficial alagoano sugeriu que o Comitê poderia organizar uma reunião de equipes técnicas de ensino dos CBMs durante o SENABOM 2018.

O comitê definiu ainda os objetivos do grupo para os próximos encontros: estruturar Bases de Conhecimentos Nacionais dos Corpos de Bombeiros Militares, criar um Periódico Científico da LIGABOM, assessorar a implantação da Gestão do Conhecimento nos Corpos de Bombeiros Militares, entre outros pontos relevantes que contribuirão para a evolução da área nas corporações de todo o Brasil. A proposta do Plano de Gestão do Conhecimento também deverá ser apresentada na próxima reunião da LIGABOM.