CBMAL

ESTãO ABERTAS AS INSCRIçõES PARA A TERCEIRA TURMA DO SURF-SALVA

  • 17/11/17
  • 11:11

Minicurso ensina as principais medidas de prevenção e como agir em emergências aquáticas

 

O Surf-Salva retorna em sua 3ª edição, na praia do Pontal, em frente ao Grupamento de Salvamento Aquático (GSA). O minicurso será realizado na quinta-feira, 23 de novembro, de 8h às 12h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/PGdidLB8voDR1K7l2 , de forma gratuita.

O Surf-Salva é promovido por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e faz parte da Semana Latino Americana de Prevenção de Afogamentos. O objetivo é ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar os primeiros socorros em afogados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o número de óbitos por afogamento em nosso país supera os 6 mil casos por ano, isto sem falar nos acidentes não fatais que chegam a mais de cem mil.

É comum que o surfista acabe se envolvendo em salvamentos de afogados, em sua maioria bem-sucedidos. Contudo, por não possuir treinamento na área, o resgate pode eventualmente ter um fim trágico para ele e o afogado.

CONTEÚDO

No Surf-Salva os participantes receberão as seguintes instruções: introdução ao salvamento; equipe GV e surfista; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; transporte da água para a areia, suporte básico de vida, como e quando chamar ajuda entre outras de grande importância para a realização de um salvamento adequado e seguro.

Os interessados podem ainda ter acesso ao conteúdo teórico on-line, disponibilizado pela SOBRASA, por meio do site www.sobrasa.org. Mais informações pelo e-mail surfsalvaalagoas@gmail.com

Por Jade Katlen - estagiária


Últimas Notícias