CBMAL

CTEP DE COMBATE A INCêNDIO PROMOVE PALESTRA COM OFICIAL FíSICO DO CBMDF

  • 04/01/18
  • 12:01

Com o tema “Os últimos avanços nas pesquisas em combate a incêndio: experiência do CBMDF”, o coronel George Cajaty, oficial físico do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ministrou palestra para os integrantes da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) de combate a incêndio e demais bombeiros interessados, na manhã desta quinta-feira, 04, na sede da Superintendência de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

Durante a palestra, o coronel apresentou, através de gráficos e vídeos, os resultados das pesquisas na área, que demonstram a importância do conhecimento e da constante atualização dos bombeiros para realizarem seu trabalho da melhor forma, com uso da ciência e de recursos tecnológicos.

Segundo ele, as circunstâncias de um incêndio foram alteradas, sendo necessária a mudança de atuação. “Os materiais estão mudando, são materiais mais sintéticos que produzem muito mais fumaça, por exemplo. Precisamos entender que não podemos mais resolver como antigamente. Precisamos de novas soluções, novos conhecimentos”, ressaltou o oficial.

Para o presidente da CTEP de combate a incêndio, capitão Fernando Holanda, foi uma grande oportunidade para refletir sobre o papel da pesquisa para a melhoria do serviço. “Os resultados demonstram que através de estudos e pesquisas científicas, podemos desenvolver novas técnicas e táticas, e o CBMDF é referência nessa área e nos ajuda a seguir esse mesmo caminho, adequando à nossa realidade, e assim evoluirmos para servir à sociedade cada vez melhor”, explicou ele.

Além dos resultados de estudos realizados durante os últimos dez anos, foram apresentadas as pesquisas que se encontram em andamento, como a evolução do uso do sistema de espuma por ar comprimido, a validação do uso do esguicho de uma polegada em incêndios urbanos e análise dos efeitos fisiológicos da exposição ao fogo nos bombeiros.

Um dos bombeiros que participaram da exposição foi o major Valdomiro Cavalcante, comandante do 3º Grupamento Bombeiro Militar de União dos Palmares. Ele aproveitou para elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CTEP de combate a incêndio e enfatizar o crescimento desta área na corporação alagoana. “Mais uma oportunidade para nos motivar e construir conhecimento, e assim continuarmos crescendo”, disse.