CBMAL APRESENTA VOLUNTáRIOS QUE VãO COMPOR EFETIVO DO RONDA NO BAIRRO

• 02/02/18

Adesão dos bombeiros voluntários amplia as funções dos serviços prestados à população

Por Agência Alagoas

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), coronel Paulo Marques, e o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, reuniram, na manhã desta quinta-feira (1º), no Palácio República dos Palmares, o efetivo voluntário da ativa para definir a atuação da corporação no programa.

Os bombeiros militares que se voluntariaram para o serviço de patrulhamento de proximidade passam a integrar o quadro de efetivo fixo do Ronda. Todos precisarão participar de um estágio de nivelamento a ser realizado pela coordenação do programa, no qual serão abordados conceitos de policiamento comunitário, abordagem social a grupos específicos tradicionais, policiamento escolar, atenção para requalificação de espaços urbanos, aulas práticas para manuseio de armas de fogo e armas não-letais.

Cada militar da ativa do Corpo de Bombeiros (CBMAL) ou da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) pode concorrer a oito serviços mensais, no valor de R$ 160,00, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR), e conforme o Decreto de Nº 57.008, de 2 de janeiro de 2018, que instituiu o Programa Ronda no Bairro.

Para o coronel Paulo Marques, a corporação pode contribuir significativamente com o programa, tendo em vista que, por dever, o bombeiro militar está apto a cuidar de pessoas. “Temos as condições necessárias para dialogar com a população e humanizar ainda mais as abordagens realizadas durante o patrulhamento de proximidade do Ronda no Bairro. Temos por base zelar pelas vidas das pessoas e estou muito feliz com a adesão inicial da tropa”, enfatizou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Além das funções que devem ser cumpridas por um patrulheiro de proximidade, os bombeiros podem agregar outras também muito importantes ao serviço já prestado à sociedade. Por formação, são capazes de identificar áreas de risco, como encostas e residências que podem desabar em caso de chuvas fortes, manter a população informada sobre como evitar acidentes domésticos e afogamentos durante as abordagens sociais, por exemplo. E o mais importante: estão aptos a prestar primeiros socorros a cidadãos que venham a apresentar mal súbito nos perímetros cobertos pelo programa.

“Apresentamos ao efetivo a filosofia do Ronda no Bairro e os desafios a serem superados. É com muita honra que o programa recebe os bombeiros militares voluntários, e tenho certeza que irão contribuir de forma excepcional com as funções do programa. O Corpo de Bombeiros é, reconhecidamente, um elo importante entre militares e cidadãos”, concluiu o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

O programa

O Ronda no Bairro está sob a alçada das Secretarias de Estado Segurança Pública (SSP); de Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Além disso, rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio, caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.