CBMAL

CBMAL ADQUIRE TURBO VENTILADORES PARA O SERVIçO DE COMBATE A INCêNDIO

  • 08/02/18
  • 12:02

Equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública

Por Jade Katlen – estagiária CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 8, instruções teóricas e práticas para efetivar a entrega dos novos turbos ventiladores hidráulicos da corporação. A entrega foi feita a todos os setores operacionais e os equipamentos poderão ser utilizados no combate a incêndio em situações de grandes espaços confinados.

Segundo a tenente Helga Dias, a chegada de novos materiais é sempre estimulante para a tropa. “Além disso, podemos sempre nos aprimorar através das inovações no combate ofensivo e defensivo”, declarou a oficial, que concorre à escala de serviço operacional.

Para as instruções foram convocados os oficiais responsáveis pelos setores operacionais, tanto da capital quanto do interior, os membros da Comissão Técnica de Pesquisa e Ensino (CTEP) de combate a incêndio, e os oficiais que concorrem às escalas de comandante de socorro da capital. Cada unidade operacional recebeu um ventilador e a Superintendência de Ensino e Pesquisa do CBMAL recebeu dois para a realização de treinamentos.

O capitão Holanda explicou que os turbo ventiladores têm a função de fazer aração, ou seja, adicionar ar dentro de um incêndio. “Neste primeiro momento, a tropa está recebendo instruções quanto ao uso nas situações de rescaldo, que é quando não se tem mais fogo, e sim os efeitos do mesmo, como entulhos e fumaça”, explicou o presidente da CTEP de combate a incêndio da corporação.

Os turbo ventiladores foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública (FUNESP), totalizando um investimento operacional de R$ 332.541,00.