CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS CONCLUI PREPARAçãO PARA O CARNAVAL COM TREINAMENTO NO MAR COM AERONAVE

  • 09/02/18
  • 12:02

Simulado aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, na praia do Pontal da Barra

 

Por Thássia Santos

Em grande parte de Alagoas, as festividades de Carnaval já terão início nesta sexta-feira, 9. Muitos foliões preparam-se para viajar e aproveitar a folia, e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluiu, na manhã de hoje, a preparação de seus militares e recursos para garantir a segurança de todos que curtirão a festa. Para fechar os treinamentos para o período, foi realizada uma atividade simulada de salvamento no mar, na praia do Pontal da Barra, com o emprego da aeronave Falcão 05 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), Guarda-Vidas e socorristas da corporação, além de integrantes do Samu.

O comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, enfatizou a capacidade técnica e operacional da instituição, para auxiliar os cidadãos neste carnaval. “Estamos aqui integrados neste simulado, pois sabemos que o carnaval exige bastante da nossa corporação, tanto nas praias, como nas estradas. Realizamos sempre esses treinamentos para que nossos profissionais estejam preparados para atender as ocorrências da melhor forma e com o menor tempo resposta possível”, relatou o comandante geral.

Segundo o capitão Felipe Dórea, piloto do GOA, o grande fluxo de pessoas no período carnavalesco tende a aumentar o índice de acidentes. “O nosso carnaval é bem litorâneo, então a população de banhistas aumenta consideravelmente, e com isso, fatalmente ocorre o aumento do número de ocorrências. Então esta integração é um incremento no atendimento à sociedade, para que se potencializem as ações do Corpo de Bombeiros neste carnaval”, explicou ele.

Na ocasião, foi simulado um salvamento conjugado no mar, com o emprego da técnica com o sling para retirada da vítima da água, contando com apoio de três embarcações e guarda-vidas. Após a retirada da vítima do meio aquático e atendimento pré-hospitalar, a mesma foi transportada para um hospital na aeronave, o que diminui consideravelmente o tempo-resposta. A equipe do treinamento foi composta totalmente por bombeiros militares, sendo quatro no helicóptero, entre comandante da aeronave e tripulantes operacionais, oito guarda-vidas, uma guarnição de atendimento pré-hospitalar do CBMAL e uma equipe do Samu.

A OPERAÇÃO CARNAVAL

De 10 a 14 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros atuará na capital e no interior, com cerca de 190 militares e 39 viaturas operacionais, distribuídos em quarteis fixos e postos avançados, que serão instalados em locais estratégicos.

Serão 12 postos avançados do CBMAL, nas seguintes localidades: Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Murici (Bloco Tudo Azul), São José da Laje (Quarta-feira de cinzas), Praia de Tabuba, Praia do Gunga, Praia Barra de São Miguel, Jequiá da Praia/ Duas Barras, Pontal do Peba (Piaçabuçu), Traipu e Piranhas. Além disso, a região metropolitana conta com mais postos de Guarda-Vidas, nas Praias da Avenida, Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Prainha na Barra Nova e Guaxuma.

FOTOS


Últimas Notícias