CBMAL

COMITê DE GESTãO DA QUALIDADE DO CBMAL REALIZA AUDITORIA FINAL NO PRIMEIRO SETOR

  • 05/03/18
  • 10:03

Superintendência de Atividades Técnicas foi escolhida para início da implantação do Programa 5S na corporação

Por Thássia Santos

O Programa 5S, criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, é um método de administração baseado em cinco sensos: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seisou (limpeza), Seiketsu (saúde) e Shitsuke (disciplina). O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) vem participando das capacitações promovidas pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), a fim de implantar o referido programa em todos os seus setores e unidades, e assim, promover a qualidade no funcionamento da instituição.

A Superintendência de Atividades Técnicas (SAT) foi escolhida para iniciar a implantação do método da qualidade na corporação. Na última semana, o comitê gestor da qualidade do CBMAL fez a segunda auditoria na SAT, e pôde verificar melhorias. Após esta avaliação interna, a SEPLAG realizará, em data surpresa, a auditoria externa, e assim, aprovar ou não a qualidade no setor.

A partir de março, as atividades do programa 5S serão estendidas às demais superintendências, seções e grupamentos, da capital e do interior de Alagoas. Dois militares de cada unidade do CBMAL serão capacitados para aplicação do método, os quais terão a responsabilidade de repassar os conhecimentos adquiridos para os demais bombeiros de seu setor/grupamento, durante a Semana 5S do CBMAL, que contará com a exposição teórica e a aplicação prática durante cinco dias, um para aplicação de cada senso.

Segundo a presidente do comitê, tenente coronel Ana Clara, no que não couber ao próprio setor resolver, o gestor precisa provar que já tomou as providências cabíveis para a solução do problema. “Os auditores vão verificando as salas, fazendo um check-list, observando os itens de cada senso, e avaliando se está conforme, não conforme e se há oportunidade de melhoria. Mostramos o que está errado e apontamos como solucionar aquela questão”, explicou a tenente coronel.

“É muito importante a participação do CBMAL na aplicação do programa 5S, pois ele auxilia no bom desenvolvimento das atividades, na medida que você joga o que você não usa e mantém um ambiente limpo e organizado, favorece as relações entre os colegas, economiza tempo e conserva a organização de um modo geral”, relatou ela, enfatizando que a meta é a realização de no mínimo duas auditorias por ano em cada superintendência/seção/grupamento.