CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA RESGATE COMPLEXO EM ACIDENTE COM VLT

  • 06/03/18
  • 12:03

Ocorrência durou mais de 5h e envolveu quatro vítimas presas às ferragens

Por Thássia Santos

Parecia mais um dia de serviço normal, as guarnições organizavam os equipamentos e viaturas, sempre prontos para atuar em caso de necessidade. Eis que às 08h21, a central 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é acionada, e recebe a informação de um acidente entre um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e um veículo de passeio com vítimas presas às ferragens, no bairro do Poço.

O carro, um fiat strada com placa de Boca da Mata, ficou embaixo do VLT C081, que o capotou e o arrastou até o outro cruzamento, amassando-o lateralmente, por isso não era possível ver todas as vítimas, apenas duas que estavam com vida. Quatro viaturas se dirigiram ao local para prestar o socorro às vítimas: ABS-05, ACA-04, AR-50 e ABS-05, totalizando o emprego de doze bombeiros militares, além do oficial supervisor de operações.

Segundo a tenente Helga Dias, comandante de socorro naquele momento, “inicialmente foi possível o acesso a duas vítimas presas às ferragens, sendo as mesmas resgatadas com vida. O resgate, pelas guarnições do ABS-05 e ABS- 07, foi realizado utilizando os desencarceradores das viaturas, e a estabilização e suspensão do VLT foi possível com o apoio da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que disponibilizou dois macacos hidráulicos e vários dormentes de madeira.  Havia mais duas vítimas completamente inacessíveis, e somente após o resgate da segunda vítima é que foi possível tomar as decisões com maior segurança para acesso das demais que ainda estavam presas ao veículo”, contou a oficial.

Conforme o sargento Jefferson Leite, comandante da guarnição do ABS-05 da Pajuçara, a atipicidade da ocorrência, que fugiu das técnicas utilizadas no dia a dia dos bombeiros, somando-se ao longo tempo de atendimento, requereu um grande envolvimento das equipes. “Revezamos as equipes, porque o trabalho foi muito exaustivo, mas como estávamos com um raciocínio operacional muito focado, revezávamos com continuidade. Foi um trabalho bastante complexo apesar de toda nossa experiência”, contou ele.

Ainda segundo o sargento, por mais que os bombeiros atendam muitas ocorrências, lidando com mortes inclusive, o sofrimento das vítimas no momento da ocorrência é muito tocante. “Sempre comentamos como foi a ocorrência, sobre o sucesso do serviço, sobre termos aprendido algo novo, mas também não deixamos de refletir sobre o sofrimento daquela família”, disse ele.

Tenente Helga explicou ainda que após a constatação do óbito de duas vítimas inacessíveis pela médica do Samu, e também como o VLT corria o risco de descarrilhar e piorar a estabilização, foi preferível suspender ainda mais o VLT e puxar o veículo para que o mesmo saísse de debaixo do trem, e assim dar continuidade ao resgate, com o máximo de cuidado e respeito aos corpos no interior do carro. A ocorrência foi concluída às 13h46, um total de mais de cinco horas de atendimento pelas guarnições do CBMAL, envolvendo ainda equipes do Samu, Polícia Militar, Polícia Civil SMTT, CBTU, Instituto de Criminalística e IML.


Últimas Notícias