GBS PAJUçARA E SERRARIA FECHAM CICLO DE INSTRUçõES EM SALVAMENTO VEICULAR

• 19/03/18

Mais de cem bombeiros participaram dos treinamentos práticos em um ferro velho

Por Thássia Santos

Os Grupamentos de Busca e Salvamento (GBS) da Pajuçara e da Serraria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), vêm realizando desde o início deste ano, um relevante programa de capacitação anual com abordagem de várias áreas de atuação dos bombeiros, totalizando seis ciclos de atividades. Para fechar o primeiro bimestre, que abordou as peculiaridades do serviço de salvamento veicular, instruções práticas foram realizadas durante a última semana, em um ferro velho, com oficinas e utilização de veículos para praticar as técnicas de corte, estabilização e retirada de vítimas.

A cada bimestre uma nova área é escolhida, e através de instruções diárias, discussões durante os serviços e atividades no ambiente virtual de aprendizagem da corporação, os militares vêm discutindo sobre o tema, visando a melhoria contínua da prestação deste tipo de atendimento à comunidade. Para a cabo Gláucia Oliveira, integrante do GBS Serraria, todo repasse de conhecimento e realização de treinamentos são bastante válidos e importantes para o sucesso nas ocorrências.

“Esta é uma iniciativa muito louvável, e tem que virar uma rotina, pois faz parte do nosso trabalho. Não há domínio de técnicas se não houver estudos e treinamentos. Um serviço profissional de qualidade , para salvar quem quer que seja, depende de tudo isso”, explicou a cabo, frisando também que o treinamento facilita o andamento do serviço, onde cada integrante saberá o seu papel durante uma ocorrência e agirá de maneira organizada.

MELHORIA DIÁRIA

Segundo o tenente Rafael Duarte, oficial do GBS Pajuçara, a melhoria  na atuação dos bombeiros militares é notória. “Temos notado e recebido esse feedback de comandantes de guarnição, de que as instruções estão sendo muito proveitosas, o atendimento às ocorrências está mais organizado, os militares estão cada dia mais capacitados para atuar, como na ocorrência do VLT que tivemos uma situação muito complicada e as guarnições se saíram muito bem, sendo mais um exemplo de que o trabalho vem dando muitos frutos positivos”, contou ele.

No próximo ciclo, que se inicia ainda este mês, serão abordados os conhecimentos e atuações na área de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).