CBMAL

CBMAL REALIZA INVESTIGAçãO SOCIAL DOS CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO PúBLICO

  • 02/04/18
  • 12:04

Investigação é uma das etapas para aprovação final no certame

Por Thássia Santos

 

O processo de aprovação final dos candidatos do concurso público para oficial e soldado combatente do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) envolve várias etapas, e uma delas é a investigação social. As atividades vêm sendo realizadas na capital, no interior e também em alguns estados.

Na etapa de investigação social, num plano geral, são verificados vários bancos de dados abertos à população e outros bancos específicos dos serviços de inteligência. A investigação de campo é apenas uma etapa da social, averiguando especificamente a conduta de convivência do candidato, junto a familiares, vizinhos e conhecidos.

“Nós pesquisamos se há algo que desabone a conduta do candidato e que possa comprometer o exercício da sua função na corporação. Essa etapa é subjetiva e o que vai substanciar de fato para que o candidato seja contraindicado são os fatores criminais e judiciários, tendo esta investigação um caráter de acréscimo ao que já foi verificado nos bancos de dados. Caso haja algum indício, realizaremos uma pesquisa mais detalhada sobre aquele candidato”, declarou um oficial integrante da comissão de investigação.

Para os candidatos que residem em Maceió, as investigações vêm sendo realizadas pela comissão da capital, e com os que residem em municípios do interior de Alagoas, foram efetuadas pelos comandos das unidades do interior e os relatórios já foram entregues.