CBMAL

OFICIAIS PARTICIPAM DE INSTRUçãO DE SALVAMENTO VEICULAR PARA NIVELAMENTO DA ATUAçãO

  • 04/04/18
  • 12:04

Iniciativa foi realizada pela CTEP de salvamento veicular na sede da SEP

Por Thássia Santos

Após todo o efetivo dos Grupamentos de Busca e Salvamento (GBS) da Pajuçara e Serraria passarem por instruções na área de salvamento veicular, desta vez a iniciativa foi direcionada aos oficiais da corporação, que participaram de uma instrução para nivelamento da atuação no serviço operacional. A reunião foi destinada aos oficiais que concorrem às escalas de serviço de coordenador de operações e comandante de socorro, sendo realizada pela Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) da área de salvamento veicular.

Segundo o presidente da referida CTEP, capitão Osmar Brandão, “há sempre algumas novidades sendo sempre apresentadas tanto na técnica como na tática, ou em termos de equipamento. A maioria dos oficiais que possuem o curso de salvamento veicular o fez em uma época anterior e algumas questões foram modificadas, por isso também, precisávamos alinhar o conhecimento para que eles ficassem cientes destas mudanças e sua importância para que a ocorrência seja bem executada”, explicou o oficial.

Ainda conforme o capitão, na execução de um atendimento de salvamento veicular faz-se necessária uma divisão de tarefas, onde cada bombeiro irá trabalhar em uma determinada função, e os comandantes de socorro precisam saber e entender o que cada um está executando e saber também qual o seu papel dentro deste processo. Por isso, a CTEP percebeu esta necessidade, para que se tenha sempre uma execução positiva e assim, poder salvar o maior número de vidas possível.

Para o capitão Valdeilson Leite, que concorre à escala de comandante de socorro, “a instrução com os comandantes de área se mostrou essencial para o alinhamento dos procedimentos e da garantia da disciplina tática nas operações de salvamento veicular. A melhor parte da instrução foi o conteúdo inerente aos planos principal e emergencial que devem ser definidos no teatro de operações”, relatou o capitão.