CBMAL

GRUPAMENTO DE INCêNDIO MINISTRA TREINAMENTO PARA CIPA DA SECRETáRIA DE SAúDE DE ALAGOAS

  • 17/04/18
  • 10:04

Na manhã da última segunda-feira, 16, integrantes da Comissão Interna de Acidentes do Trabalho (CIPA) da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), estiveram presentes no Grupamento de Incêndio, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas para participaram de um treinamento teórico e prático sobre princípio de incêndio e manuseio de extintores.

Na ocasião, 43 cipistas da capital e do interior, como são conhecidos, receberam instruções sobre como prevenir e como atuar em um princípio de incêndio usando mangueiras e extintores que muitas vezes estão disponíveis nas unidades de saúde distribuídas em todo o estado. As instruções foram ministradas pela cabo BM Ana Patrícia e pelo cabo BM Carlos Curcio, auxiliares da seção de operações do Grupamento.

 

Esta ação faz parte de um ciclo de treinamentos que estão sendo realizados para os cipistas daquela secretária e que terão o objetivo de se tornarem multiplicadores do conhecimento na organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) que acontecerá ainda esse ano e visa sensibilizar e promover a reflexão sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro, além de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes.

Segundo a cabo Ana Patrícia, foi uma manhã bastante proveitosa e os participantes puderam tirar muitas dúvidas e principalmente sentir na pele o que um pequeno combate a um princípio de incêndio pode exigir. “Sempre que ministro um treinamento ou instrução eu enfatizo a parte prática da ação. Na teoria, às vezes, parece simples agir, mas é só na prática que nós sabemos realmente o que o serviço exige. Acho muito válido esse tipo de ação justamente por isso, por saber que aqui eles vestem o uniforme de incêndio, que sentem o peso do extintor e da mangueira e que na hora que for necessário atuar estarão mais seguros para tal”, relatou a cabo, parabenizando os cipistas que não mediram esforços para realizar o que foi proposto.