CBMAL

BOMBEIROS MIRINS RECEBEM AULA DE METEOROLOGIA

  • 26/04/18
  • 11:04

Entre os tópicos ministrados estavam procedimentos em caso de enchente, identificação de áreas críticas e cuidado com raios 

Por Jade Katlen – estagiária CBMAL

Os bombeiros mirins assistiram a uma aula de meteorologia Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A aula foi ministrada pela equipe Sala de Alerta na última terça-feira, 24. A iniciativa visou conscientizar as crianças sobre o descarte de lixo na cidade, tendo em vista as consequências geradas pela poluição no meio-ambiente.

Segundo o subtenente Clezivaldo Cavalcante, instrutor do projeto Bombeiro Mirim, os jovens foram participativos durante a instrução, interagindo com perguntas, tirando dúvidas e compartilhando experiências. “Eles acharam muito legal, aprenderam como proceder em caso de chuvas fortes, identificação de áreas críticas, cuidado com raios, conceitos de alagações e enchentes, e até como prever o clima”, explicou.

A equipe Sala de Alerta foi composta pelos meteorologistas Vinicius Pinho (coordenador da equipe) e Henrique Mendonça, e também pela jornalista Débora Rodrigues.

 

O Projeto

O projeto Bombeiro Mirim foi implantado em 2000, tendo uma pausa e sendo retomado em 2010. É um trabalho social que auxilia na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social e que estão marcados pela violência.

As crianças são de escolas públicas próximas aos polos, onde aprendem noções de primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes domésticos, defesa civil, cidadania, combate às drogas, orientações sobre saúde, educação de trânsito, entre outros. O trabalho é feito com uma equipe exclusiva de bombeiros militares.


Últimas Notícias