COMANDANTE GERAL PARTICIPA DE AçõES DO GOVERNO PRESENTE EM ARAPIRACA

• 30/05/15

O Governo do Estado se mudou para o Agreste de Alagoas no último fim de semana,  sexta-feira (29) e sábado (30), quando todas as secretarias e órgãos estaduais, direta ou indiretamente, foram ouvir as reivindicações e sugestões da população e gestores de 15 municípios da região. Uma série de eventos foram realizados nos dois dias, em Arapiraca, com o ‘Governo Presente’.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral da Silva, esteve presente em diversos eventos, entre eles a entrega de dez motos e um helicóptero que reforçarão a segurança na região. O comandante também participou da solenidade de assinatura que determina a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), espaço que unirá as Polícias Civil e Militar, em Girau do Ponciano.

“O Cisp será construído para proteger o cidadão de Girau, preservar vidas. Hoje, Alagoas, no quinto mês de governo contabiliza 247 vidas preservadas. Essa meta era para o ano de 2015 e alcançamos em cinco meses”, explicou o governador. A gestão deu início também aos atos formais para a construção da estrada que irá aproximar a comunidade de Canafístula do Cipriano ao centro de Girau do Ponciano.

Ainda em Girau do Ponciano, o governador anunciou que haverá liberação do serviço de carros-pipa na cidade. A região ainda sofre com a falta de água, principalmente na zona rural.

Crianças do projeto Bombeiro Mirim também participaram de ações, brincadeiras e jogos no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, localizado nos arredores do Lago da Perucaba. O rojeto já é realizado há quatro anos na cidade e conta com diversas parcerias com os setores público e privado.

PRESÍDIO

Em seguida, o coronel Adriano Amaral acompanhou a comitiva da Segurança Pública que realizou uma visita ao Presídio do Agreste. O diretor da unidade privada explicou o funcionamento da prisão e apresentou as dependências utilizadas pelos presos, que estão entre os mais perigosos do Estado.

CORRIDA

No sábado (30) aconteceu em Arapiraca a I Corrida do Saber, evento que também fez parte das atrações do Projeto Governo Presente. A competição teve provas de 2 e 4 km e na oportunidade a Sgt Lilia pertencente ao 7º Grupamento Bombeiro Militar (7º GBM) sagrou-se campeã geral na modalidade feminina/2km.

‘GOVERNO PRESENTE’

O ‘Governo Presente’ teve como finalidade facilitar o acesso da população, principalmente a mais carente, a documentos como carteiras de identidade, do trabalho, certidão de nascimento, registros de casamento, além de serviços em diversas áreas, de saúde, educação e direitos do consumidor, entre outros.

O governador Renan Filho esteve presente durante os dois dias de evento, “quando circulará entre a população, ouvindo reivindicações e sugestões, estabelecendo um governo efetivamente de proximidade”, completou Fábio Farias.

Além de órgãos da estrutura do Estado, participaram como parceiros das ações o Tribunal de Justiça (TJ), que promoveu um casamento coletivo; mutirão de Justiça e emissão de certidão de nascimento; o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), fez o alistamento e regularização de título eleitoral; o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), que realizou palestras com gestores municipais, além do coral dos servidores que se apresentou durante o casamento coletivo.