CBMAL

BOMBEIROS REALIZAM VISTORIA TéCNICA EM INDúSTRIA EM AçãO CONJUNTA

  • 23/05/18
  • 11:05

Guarnições de serviço operacional vêm acompanhando equipes de vistoria contra incêndio e pânico para conhecer edificações mais complexas

Por Thássia Santos

Quando se pensa em atuação de bombeiros, geralmente remete-se ao combate a incêndio propriamente dito. Porém, o serviço do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) vai muito além da ação direta, com grande foco em atividades preventivas, como a cobrança legal de projetos de segurança contra incêndio e pânico em edificações, como prédios residenciais e comerciais, empresas e indústrias.

Como parte do processo de conhecimento dos preventivos existentes no local, as guarnições de serviço operacional do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) vêm acompanhando as vistorias realizadas pelos bombeiros da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT) e contribuindo com ideias que facilitem o combate, em caso de um incêndio nestas edificações mais complexas. Nesta semana, foi realizada a sexta vistoria conjunta, nas instalações de uma indústria do ramo alimentício, em Maceió, que está passando pelo processo de renovação.

Segundo tenente Gênesis Dantas, vistoriante da SAT, as vistorias são rotineiras, já que o prazo para renovação é de um ano, e esta interação é relevante para a melhoria do serviço prestado pela corporação. “Este tipo de ação conjunta auxilia no serviço e integra as atividades preventiva e ofensiva. Já estamos na sexta vistoria acompanhada pelas guarnições, que estão sendo importantes para que eles conheçam os locais e desmitifiquem algumas ideias, além de mostrar na prática os conhecimentos que foram repassados à tropa nas Instruções de Nivelamento Operacional (INO) de combate a incêndio, realizadas no ano passado pelo CBMAL”, relatou o oficial.

“Muito bom poder unir essa visão do combate à da prevenção. Nós temos a experiência mais da prática, e aqui contribuímos com ideias que virão para melhorar a nossa atuação em caso de um incêndio. O projeto vem para exigir a parte legal e nós visualizamos as necessidades operacionais”, explicou o subtenente Carlos Oliveira e o cabo Ubirajara da Silva, respectivamente comandante e componente da guarnição do Auto Bomba e Salvamento (ABS), do GBS Pajuçara.

 


Últimas Notícias