CBMAL

OFICINA DE APH é PROMOVIDO PELO GBS NESTA TERçA-FEIRA

  • 30/10/18
  • 12:10

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas participou de um treinamento de atendimento pré hospitalar no dia 30 de outubro, no Ginásio Sesi. Na manhã de treinamento a equipe revisou procedimentos de salvamento e atendimento de primeiros socorros, para garantir a qualidade do serviço do Corpo de Bombeiros em situações frequentes e outras pontuais, que precisam ser relembradas e aperfeiçoadas.

    O treinamento começou com a aula teórica sobre segurança de vítimas e dos próprios bombeiros nos casos de atendimento a acidentes de trânsito. A aula foi ministrada pelo cabo César Lyra, que destaca a importância dos bombeiros estarem sempre atentos à situações de risco durante o serviço: “existem muitas medidas preventivas que devem ser tomadas durante um salvamento para garantir a segurança das vítimas e dos bombeiros que estão na ocorrência.” Ele explica que cada militar deve estar bem instruído sobre o uso dos equipamentos de segurança individual (EPI) e coletiva (EPC), para garantir uma boa prestação da assistência.

 

    Após a aula, foi iniciada a parte prática com três oficinas: reanimação cardiopulmonar (RCP) e uso do desfibrilador; análise primária e secundária; e retirada de vítimas de veículos. A tenente Chyara, que ministrou a oficina de reanimação cardiopulmonar e uso do desfibrilador, elucida que “existem procedimentos que são feitos constantemente, e para esses é preciso reforçar o protocolo, já em casos de atendimento que não são feitos todos os dias, como a reanimação cardiopulmonar, é preciso praticar e relembrar. Ela afirma que todos os alunos da oficina já são preparados para estes casos de atendimento, mas o estudo é continuado e permanente.

    O soldado Pitanga faz parte do Grupamento de Busca e Salvamento, atuando no canil, e foi um dos alunos do treinamento: “É preciso estar sempre atualizando e revisando, mesmo que não esteja atuando diretamente nas ocorrências”, conta ele, “somente assim podemos garantir um bom serviço.” Ele lembra que ainda neste mês de outubro fez um salvamento em uma ocorrência onde foi preciso relembrar a RCP, e isso foi decisivo para socorrer a vítima.

     A oficina de hoje será reprisada na quinta-feira, dia primeiro de novembro. Os militares interessados devem comparecer no Ginásio Sesi às 07h30.


Últimas Notícias