CBMAL

CURSO DE EMERGêNCIAS AQUáTICAS PARA SOCORRISTAS DO SAMU: UM RELATO DE EXPERIêNCIA

  • 22/11/18
  • 16:11

Trabalho é apresentado no Sobrasa Rescue 2018
Por Stephany Domingos
 

 
O Curso de Emergências Aquáticas para Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi uma parceria pioneira em Alagoas entre o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU com o objetivo de levar capacitação aos integrantes das guarnições de urgência e emergência deste serviço para que possam realizar prevenção e realizar um atendimento seguro a vítimas de afogamentos.
Este trabalho foi elaborado pelo cabo Hebert Guimarães, pela major Elaine Monteiro e por mais duas integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Beatriz Lima e Michele Galindo; e inscrito pelo cabo Guimarães no Sobrasa Rescue 2018, o qual teve a honra de ser aprovado e poder apresentá-lo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 pessoas morrem afogadas por dia no Brasil e o afogamento é a segunda maior causa de óbitos em crianças de um a quatro anos. O afogamento é um processo de comprometimento respiratório decorrente da submersão/imersão em líquido. Na maioria das vezes, esse tipo de trauma ocorre inesperadamente e adquire dimensões trágicas em questão de segundos. Destacando-se como um dos traumas de maior repercussão familiar, social e econômica. 
O objetivo deste trabalho foi Descrever a experiência vivenciada pelo CBMAL e pelo NEP na realização deste
curso sobre emergências aquáticas como estratégia de capacitação do corpo clínico para as diversas 
situações que envolvem esse tipo de ocorrência no Atendimento Pré-hospitalar. 
Segundo o cabo Heubert Guimarães, a experiência vivenciada pelo corpo clínico do SAMU para este tipo de atendimento foi muito satisfatória, fortalecendo os serviços de referência do atendimento pré-hospitalar do estado e qualificando as equipes para a prevenção e
um atendimento oportuno. "Foram quatro turmas, 81 alunos da capital e do interior de Alagoas, em um curso teórico e prático, com foco na qualificação do APH. Fico muito feliz pois conseguimos atingir nosso objetivo com o curso e estamos trazendo esse relato para o Sobrasa Rescue para difundir a ideia e quem sabe incentivar outros estados a realizar esse curso", disse. 
O cabo Guimarães é enfermeiro e já  é a terceira vez que participa do Senabom. Ele começou a pesquisar em 2016 e desde então já apresentou trabalhos em seminários nacionais e internacionais, tanto em eventos da corporação como em outros. Sua ideia é continuar pesquisando e contribuindo para levar novas ideias para sua corporação e para outras, em todo o Brasil e fora dele.