CBMAL

SENABOM 2018: WORKSHOP DISCUTE GESTãO DO CONHECIMENTO E INOVAçãO NAS CORPORAçõES BOMBEIRO MILITAR

  • 24/11/18
  • 10:11

Evento foi organizado pelo KM Ligabom, comitê de gestão do conhecimento e inovação nos CBM

Por Alan Fagner

Durante o XVII Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM 2018), que ocorreu em Foz do Iguaçú/PR, também foi realizado o I Workshop de Gestão do Conhecimento e Inovação. O evento foi organizado pelo KM Ligabom, comitê de knowledge management do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, que busca assessorar e divulgar o tema dentro das corporações bombeiro militar.

“Essa é uma área, um campo científico vinculado a parte de administração, que tenta utilizar o conhecimento e as informações disponíveis na instituição para alavancar seu desempenho através de várias práticas”, explicou o capitão Luiz Augusto, integrante do KM Ligabom, que citou as CTEPs (Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa) como uma das práticas de gestão do conhecimento.

“São as chamadas comunidades práticas, quando você engaja pessoas que tem afinidade sobre um assunto como APH, incêndio, salvamento aquático e cria condições favoráveis para que essas pessoas desenvolvam aquela área. E tivemos bons resultados com as criações das CTEPs (no CBMAL)”, disse o oficial.

Ainda de acordo com o capitão, a grande intenção do comitê e do workshop é despertar o interesse e a importância desse tratamento do conhecimento como o recurso mais valioso que as organizações modernas possuem. “O maior capital que hoje se enxerga nas organizações são as pessoas e o conhecimento que elas têm”, destacou.

O WORKSHOP

O I Workshop de Gestão do Conhecimento e Inovação contou com a participação de três palestrantes: o professor doutor Denilson Sell, que falou sobre engenharia e gestão do conhecimento; o professor doutor Tarcízio Vanzin, que abordou a criatividade para inovação; e por fim, a professora doutora Andrea Valéria Steil, que falou sobre aprendizagem organizacional.


Últimas Notícias