O MAIS EMOTIVO GRITO DE GUERRA DO BOMBEIRO MIRIM 2018

• 13/12/18

A formatura da turma que finalizou o curso este ano reuniu familiares, militares e autoridades no auditório do Detran/AL

Por Ulisses Abílio - estagiário

Enquanto o som do saxofone preenchia todo o ambiente do auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), cerca de 80 crianças, todas vestidas de vermelho, deixavam os olhos assumir a emoção que sentiam. Quem observasse bem, também veria entre as crianças, militares emocionados em suas fardas hercúleas. Tratava-se da formatura da décima oitava turma do curso “Bombeiro Mirim”, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

“A gente está terminado o curso agora com muita felicidade, com orgulho e satisfeitos com a experiência, mas já sentimos muita saudade”, disse a bombeiro mirim oradora da turma, Samara Graziela, em seu discurso de agradecimento com palavras rápidas de nervosismo e emoção. Ela falava para uma platéia de mais de 100 pessoas, entre pais orgulhosos, os bombeiros instrutores do projeto, o Comandante Geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral da Silva - a quem as crianças dirigiram um efervescente “bom dia, senhor!” - e outros nomes e representantes essenciais ao projeto.

As crianças, que vieram de bairros da margem de Maceió e de outras cidades, como Coqueiro Seco, carregarão esse sentimento saudoso citado pela oradora, afinal, desde o início do ano elas estavam presentes duas vezes por semana para as aulas que aconteciam no auditório do Detran e no estádio Rei Pelé. A coordenadora do projeto, tenente Luciana, falou orgulhosamente em entrevista à imprensa que estava no local sobre como se dá o trabalho com o Bombeiro Mirim. De acordo com ela, o projeto trabalha consonante às escolas públicas, onde no horário oposto às aulas, duas vezes por semana, os bombeiros mirins têm instruções gerais sobre primeiro socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, trânsito, ética e cidadania, entre outras que aproximam a realidade de suas infâncias aos deveres e princípios dos militares do Corpo de Bombeiros.

Nos anos 2000, o subtenente Cleisivaldo foi um dos idealizadores do Bombeiro Mirim, e agora, em 12 de dezembro de 2018, ele comemora a semente plantada, reconhecendo os resultados colhidos após a maior idade completada pelo projeto. “O projeto aconteceu de uma forma que não imaginávamos” conta ele, “são muitos os pais que agradecem, dizem que os filhos se comportam de outra forma e que o Bombeiro Mirim fez diferença na vida das crianças, o que nos incentiva a continuar com esse trabalho.”

Vinda de Coqueiro Seco, Maria José, que é mãe do bombeiro mirim Mateus Oliveira reafirma o que foi dito pelo subtenente e manifesta sua gratidão com olhos marejados. “Meu filho está com uma postura diferente na escola, em casa, se preocupa mais com o próximo, até a nossa relação de mãe e filho melhorou, por isso agradeço muito a todos os instrutores” diz ela. A mãe também fala com entusiasmo que recomendará para todos o projeto: “é um presente à nossa cidadania.”

Durante a formatura, parceiros como MRV Engenharia, Objetiva Distribuidora e o Detran, receberam certificados de “Amigo do Bombeiro Mirim”. O diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Gouveia, agradeceu a certificação e demonstrou toda sua felicidade pela contribuição do departamento: “É gratificante para todos os servidores do Detran contribuir de forma ímpar com um projeto tão promissor para a sociedade alagoana.”

Como todas as boas histórias, o momento de maior emoção veio no final: o saxofone que harmonizava a entrega de certificados parou, dando espaço para que o último grito de guerra da turma de Bombeiro Mirim 2018 fosse dado, seguindo a permissão e a benção do Comandante Coronel Amaral. As crianças bradaram. Impossível para qualquer um do auditório impedir as lágrimas.