CBMAL

SURF-SALVA: PARCERIA ENTRE SURFISTAS E GUARDA-VIDAS SE ESTENDERá ATé DEZEMBRO

  • 10/01/19
  • 07:01

Parceria é firmada por meio do Curso de Instrutor Surf-salva

Por Alan Fagner

Lançado no mês de dezembro como apoio aos 40 guarda-vidas que atuarão na Operação verão 2019, o Projeto Surf-salva será estendido e terá duração de 12 meses, por meio do Curso de Instrutor Surf-Salva. De acordo com o projeto, 65 surfistas voluntários auxiliarão na vigilância das praias, diminuindo os riscos de afogamento no litoral alagoano.

A ideia é que esses surfistas voluntários, que já passaram pelo minicurso do Surf-Salva, agora se qualifiquem ainda mais e sejam multiplicadores das orientações técnicas para realização de salvamento aquático para outros surfistas. Além disso, que eles também saibam lidar com os demais perigos do ambiente de praia, como acidentes envolvendo animais marinhos e recifes.

“Eles ficarão 12 meses com a gente. Vamos capacitá-los para que se tornem instrutores Surf-Salva credenciado no Corpo de Bombeiros e na SOBRASA. Até março, eles passarão por um curso preparatório de 40 horas para falar de primeiros socorros, técnicas de salvamento e prevenção”, explicou o cabo Hebert Guimarães, do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA).

Ainda de acordo com Guimarães, ao final do ano, já com a carga de 260 horas, os surfistas serão instrutores Sursf-Salva, tornando-se os multiplicadores do Corpo de Bombeiros. O curso acontecerá em encontros quinzenais com alternância de praia, o primeiro encontro aconteceu na terça-feira (8), na praia de Jatiúca, em Maceió.

Um dos parceiros do Corpo de Bombeiros nesse projeto é Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR). Para o secretário Rafael Brito, a promoção de uma praia segura para os banhistas é prioridade da pasta e a secretaria preza por fazer de Alagoas um destino atrativo também no quesito segurança.

“A capacitação dos surfistas pelo projeto Surf-salva é uma importante medida no combate aos afogamentos e incentiva a integração de praticantes do esporte e banhistas, que também podem aprender sobre primeiros socorros. A parceria da população junto ao Corpo de Bombeiros garante a agilidade no atendimento às situações de afogamentos, colaborando para o bem-estar em um dos nossos maiores atrativos turísticos”, disse o secretário.

PARCERIA ESTRATÉGICA

A parceria com os surfistas por meio do Surf-Salva não é acidental. Muitos deles já atuaram em ocorrências de afogamento, por estarem próximo do incidente, visto que as áreas com as melhores ondas, costumas ser também as mais perigosas.

Esse foi o caso de David da Silva, 21 anos, um dos voluntários que surfa desde os oito anos. Morador do Francês, ele conta que já entrou no mar para regatar duas pessoas que estavam se afogando.

“Eu estava na porta de casa quando vi uma vala com duas pessoas pedindo ajuda. Corri até a praia, peguei uma prancha de um amigo meu e fui até o local. Quando cheguei lá joguei a prancha para ele. Eu disse ‘fique calmo, fique calmo, se agarre na prancha’ e depois pedi para ele bater as pernas para sair da água”, relatou David, que lembrou ainda que a outra vítima conseguiu sair sozinho da vala.