CBMAL

DURANTE PROJETO GOLFINHO 2019, O TEMA MEIO AMBIENTE TRAZ INOVAçõES ATRAVéS DA COLETA SELETIVA

  • 01/02/19
  • 08:02

Golfinhos estão aprendendo na prática sobre reciclagem de plásticos através da iniciativa "plastitroque"

 

Por Ulisses Abílio - estagiário

 

 

Todos os anos, o Projeto Golfinho, Colônia de Férias Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, realizado em conjunto com a Braskem, foca em um tema específico para trabalhar com as crianças durante as quatro semanas. E nesta edição de 2019, o projeto está trabalhando o tema meio ambiente com ênfase para a coleta seletiva, em especial, a reciclagem e reutilização do resíduo plástico.

 

Com isso, os golfinhos estão aprendendo a diferença básica entre lixo e resíduo e de que maneira eles podem ajudar o meio ambiente através da coleta seletiva não só do plástico, mas também do metal, do vidro e do papel. Além disso, noções de cidadania estão sendo ensinadas às crianças, quando descobrem o valor que os resíduos têm para as cooperativas de reciclagem. Isso porque uma vez por semana, uma das quatro cooperativas convidadas recolhe todo o plástico que foi coletado pelos golfinhos durante a semana do projeto.

 

Em uma visita feita ao Cinturão Verde, uma área conservacionista da parceira do Projeto, a Braskem, as crianças tiveram contato e prática com a divisão e reciclagem de resíduos. A golfinha Lara, do pelotão Flipper, comentou sobre a experiência: “no Cinturão Verde eu vi um banco que de longe parecia madeira e quando cheguei perto vi que era feita de sacolinhas plásticas”. Já o golfinho Miguel falou sobre a descoberta da reciclagem: “o que antes eu pensava que era lixo, descobri que pode se transformar em muita coisa. Minha avó até comprou um carrinho que é feito de garrafa pet”.

 

Régia Melo é da área de desenvolvimento sustentável da Braskem, e trabalhou com os golfinhos o tema escolhido para a disciplina de meio ambiente: a coleta seletiva. “Instruímos as crianças sobre a importância da separação do lixo de forma responsável”, contou Régia, “e para a atividade prática escolhemos como piloto o plástico”. Ela também explicou sobre o funcionamento da iniciativa "plastitroque", onde os golfinhos são incentivados a motivar a família, recolher plástico e armazenar no Depósito Plastitroque. O projeto recebeu esse nome porque as crianças trocam a o resíduo que trazem de casa por pulseiras que no final do projeto serão trocadas por premiações e brindes exclusivos.

 

 

 

O Hit Golfinho 2019: “Joguei, Joguei e Reciclei”

 

Todos os anos o Projeto Golfinho tem uma música que trabalha o tema. Há sete anos o cabo José Augusto compõem os hits para o projeto e contou que o tema deste ano é de grande relevância, visando a preservação do meio ambiente. A canção que mistura axé e forró traz na letra além da mensagem de preservação, ensinamentos sobre a separação de resíduos e redução do desperdício.