CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS CONCLUI OPERAçãO CARNAVAL COM MAIS DE NOVE MIL AçõES PREVENTIVAS

  • 07/03/19
  • 13:03

Corporação atuou em todo o estado com a presença de guarda-vidas em várias praias e balneários

Por Stephany Domingos

 

A folia de momo chegou ao fim e o Corpo de Bombeiros trabalhou durante todo o período carnavalesco com equipes de prontidão em praias, balneários e centros com grande concentração de foliões nestes quatro dias de festa. A Operação Carnaval CBMAL 2019 começou no dia 02, sábado, e se estendeu até o dia 05, terça-feira, e teve como seu ponto principal as ações preventivas nas praias com a distribuição de pulseirinhas e orientações para os banhistas.

Foram empregados 428 bombeiros militares na região metropolitana, desses, sendo 204 guarda-vidas. Já no interior, trabalharam 440 bombeiros militares incluindo cidades que já possuem quartel do Corpo de Bombeiros e outros municípios que atuam como postos avançados para este período do ano.

Em 2019, foram atendidas 180 ocorrências envolvendo combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, atividades de prevenção, criança perdida e afogamento resgate em meio aquoso.  Enquanto em 2018, registramos seis ocorrências de afogamento ou resgate em meio aquoso nos quatro dias de carnaval, em 2019, foram registrados três atendimentos desse tipo, sendo dois no dia 04 de março, segunda-feira de carnaval, um na praia do Francês e um na praia de Maragogi; e um no dia 03, na Praia de Ponta Verde.

Vale registrar que o número de resgate de pessoas em meio aquoso reduziu em 50% com relação ao ano passado. Também reduziu o número de mortes por afogamento. Em 2017 foram apontadas quatro mortes, em 2018 foi registrada uma morte por afogamento e em 2019, nenhuma.

Foram 13 atendimentos de criança perdida registrados pela Central neste período de carnaval, sendo nove no domingo e quatro na segunda. A distribuição de pulseirinhas e a orientação aos banhistas foi uma ação crucial para as atividades preventivas e para a diminuição das intervenções realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Os guarda-vidas atuaram bastante na prevenção, contabilizando 9430 ações preventivas realizadas no litoral alagoano. Um número 63,5% maior que o registrado em 2018.

Um grande reforço para este ano foi o emprego de todos os alunos pertencentes ao Curso de Formação de Praças que foram distribuídos em várias funções nos quarteis e nos postos de guarda-vidas da capital. Esse emprego possibilitou um maior alcance nas ações de prevenção que foram realizadas, proporcionando uma festa mais segura e tranquila em todo o estado.


Últimas Notícias