CBMAL

ALAGOAS PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS EM SALVADOR

  • 01/04/19
  • 12:04

Delegação alagoana foi composta por 26 bombeiras militares

Por Stephany Domingos

 

Nos dias 27, 28 e 29 de março aconteceu a V edição do Encontro Nacional de Bombeiras Militares - ENBOM que foi realizado na capital baiana, Salvador. Este evento, que se iniciou em Alagoas, é uma oportunidade de congregação e união entre as bombeiras militares do Brasil que puderam discutir e debater temas muito importantes e relevantes para a mulher bombeira em âmbito nacional.

A delegação de Alagoas esteve no evento com 26 bombeiras militares entre oficiais e praças. A tenente coronel Camila Paiva, presidente da delegação alagoana, ressaltou a importância de trabalhar em conjunto para alcançar a evolução de todas:  “Esse é um momento de crescimento e construção para todas as bombeiras do Brasil para que a gente possa se unir, se integrar com o objetivo principal de atender da melhor forma possível a sociedade. São nestes momentos que podemos discutir as dificuldades de cada estado e isso é necessário pois assim conseguimos crescer como um só corpo”, enalteceu.

 

A abertura do evento aconteceu no Teatro Castro Alves com a presença de todas as militares inscritas, além de outros públicos da corporação e autoridades convidadas. O comandante geral do CBMBA, coronel Francisco Telles, deu boas vindas e enalteceu o poderio feminino dentro das corporações militares: “as mulheres fortalecem, realizam e nos dão toda a garantia de um melhor serviço à sociedade”, disse o comandante geral.

O segundo dia de evento ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Fiesta durante mais um dia de atividades do V ENBOM. O cenário das mulheres em posições de liderança nos Corpos de Bombeiros Militares, transexualidades e transgeneridades, assédio moral e assédio, além do equilíbrio da autoestima foram alguns dos temas abordados.

O último dia de evento contou com a realização da Competição Bombeira de Garra que contagiou quem passou pelo Quartel de Amaralina, na manhã da última sexta-feira, 29. As competições de salvamento aquático, salvamento terrestre, e combate a incêndio reuniu 82 atletas bombeiras militares de todos os estados. Garra e determinação tomaram conta das competidoras que tiveram provas individuais e em equipe. A premiação aconteceu de forma individual e por equipe. O estado do Rio se Janeiro, levou o primeiro lugar no ranking dos estados, seguido por Pará e Bahia.

As representantes de Alagoas foram a major Aline Agra, que competiu em salvamento terrestre, e a capitã Ana Carla, que competiu na etapa de combate a incêndio. A major Aline teve o tempo final de 52 segundos na prova que contou com corrida com carga, içamento de carga e corrida na barra de equilíbrio. “A prova não foi fácil, mas fui lá e fiz”, disse a bombeira militar alagoana.

O encontro de 2020 ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro e as bombeiras alagoanas já estão ansiosas por esse momento de discussão que fortalece a bombeira militar do Brasil.