CBMAL

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FíSICA: CTFID PROMOVE MANHã DE ATIVIDADES NA PAJUçARA

  • 05/04/19
  • 12:04

Evento marca a importância do preparo físico para saúde e desempenho do serviço bombeiro militar

Por Thássia Santos

 

A atividade física é essencial para a saúde e qualidade de vida das pessoas, em especial para os bombeiros, que lidam diariamente com desafios que requerem preparo físico para sua ideal execução. Pensando nessa importância, o Centro de Treinamento Físico e Desporto (CTFID) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou na manhã desta sexta-feira, 5, um momento de integração e promoção de saúde com diversas atividades físicas voltadas para os bombeiros da capital. O evento foi realizado na Praia de Pajuçara e marcou a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, celebrado anualmente no dia 6 de abril.

O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente. No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, o sedentarismo atingiu 45,9% dos brasileiros em 2013, e segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela Organização Mundial de Saúde no país.

Segundo o capitão Diogo Andrade, chefe do CTIFD, os bombeiros são exemplo para a sociedade e precisam estar preparados para executar o serviço. “Já foi constatado através de pesquisas como é prejudicial o sedentarismo para a população e, tendo em vista o Dia Mundial da Atividade Física, buscamos envolver os bombeiros nessas atividades como incentivo da prática do exercício, pois temos a obrigação de manter nosso condicionamento e estarmos sempre preparados para atuar cada vez melhor para o bem da comunidade”, disse o oficial, que é fisioterapeuta e especialista em treinamento físico policial militar.

Para o tenente Nailson Vasconcelos, que aproveitou a oportunidade para praticar um circuito funcional, a manhã foi muito agradável. “Foi um dia maravilhoso, uma ótima oportunidade para interagir com os colegas e avaliar nosso condicionamento físico. Pessoal do CTFID está de parabéns por essa iniciativa. Curti muito o funcional, foram 30 minutos de atividade foi excepcional”, agradeceu o tenente.

O evento contou com voleibol, futevôlei, beach tennis e funcional, além da proximidade com o mar que proporcionou a prática de natação, e também houve quem preferiu dar aquela corridinha e garantiu mais um dia de saúde e disposição.