CBMAL

GRUPAMENTO DE SALVAMENTO AQUáTICO PUBLICA PLANO DE OPERAçõES

  • 14/07/15
  • 09:07

 

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas publicou, na última semana, em documento oficial da corporação, o plano de operações para o período chuvoso de 2015, conforme o planejamento da Defesa Civil Estadual de Alagoas.

O plano operacional tem o intuito de ordenar e aplicar ações de planejamento e execução em ocorrências de salvamento em enchentes, nos municípios que possam ser atingidos por desastres naturais que extrapolem a capacidade básica de resposta das cidades alagoanas.

As atividades do grupamento neste tipo de ocorrência se destinam à realização do salvamento da população atingida por enchente ou que esteja em situação de risco, por conta de grande intensidade de chuvas ou pela elevação do nível dos rios.

Documento define as equipes do GSA em três níveis, que deverão atuar de acordo com a necessidade. A equipe de nível três, por exemplo, é a que atenderá as ocorrências mais complexas, onde pode ser necessário realizar buscas com mergulhadores da corporação.

De acordo com o tenente coronel do GSA, Reinaldo Moura, esse tipo de planejamento é importante para que o Corpo de Bombeiros possa atuar com maior eficiência em ocorrências de grande porte.

 “Com esse plano, estamos aptos para agir de maneira mais rápida, eficiente e organizada, não importa o tipo de ocorrência, e nos antecipamos, caso ocorra outra enchente como a de 2010”, explicou o oficial.