GESTãO DO CONHECIMENTO é TEMA DO TRABALHO DE MESTRADO EM ADMINISTRAçãO PúBLICA DE OFICIAL DO CBMAL

• 25/09/19

Objetivo do trabalho foi propor a institucionalização da Gestão do Conhecimento na corporação

Por sd De Aguiar

Um trabalho sobre Gestão do Conhecimento foi tema da dissertação do Mestrado em Administração Pública apresentado pelo Capitão Luiz Augusto na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Alagoas (FEAC/UFAL), na última terça-feira, 24.

A proposta do trabalho é deixar claro que o conhecimento disponível na corporação é um recurso, assim como os ativos materiais, financeiros etc. Portanto, deve ser gerido de maneira adequada. O militar defende que a Gestão do Conhecimento deve ser feita de uma forma planejada e conduzida por uma estrutura de governança bem estabelecida.

“Como benefício para a instituição, a Gestão do Conhecimento aumenta a capacidade de trabalho das pessoas e das equipes, aperfeiçoa a tomada de decisões, evita a repetição de erros e gera mais inovação. Prova disso é o resultado do trabalho das CTEPs (Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa), uma iniciativa típica de Gestão do Conhecimento que vêm trazendo resultados significativos para a corporação”, frisou.

O oficial explicou que, na prática, o benefício da aprendizagem continuada contribui para o aperfeiçoamento das ações operacionais e administrativas. “É importante que a bagagem de conhecimento adquirido pelo militar não seja perdida em virtude de uma transferência ou aposentadoria. Há técnicas para isso. Além do mais, com o emprego das diversas práticas de Gestão do Conhecimento, é possível que os setores estejam em melhoria contínua, otimizando o desempenho da corporação e a prestação de serviços. Da mesma forma, na parte operacional: precisamos aprender com cada experiência, ou seja, devem ser extraídas as lições aprendidas de cada operação, treinamento, simulado etc., evitando a repetição de erros e replicando as boas práticas adotadas no serviço operacional, por exemplo”, contou.

A temática já vem sendo discutida e empregada em diversas organizações da área de defesa e segurança pública no exterior, como os exércitos americano e australiano, as polícias do Reino Unido e Dubai e os bombeiros de Illinois (Estados Unidos) e New South Walles (Austrália). No Brasil, as Forças Armadas, as polícias de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, e os Corpos de Bombeiros do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, além de Alagoas, já estão em fase de desenvolvimento.

Numa pesquisa de campo realizada com representantes de diversos setores do CBMAL, aplicada pelo Oficial no mês de julho, foi constatado que a corporação ainda se encontra em estágio inicial. A Gestão do Conhecimento é uma tendência administrativa cada vez mais empregada tanto no segmento empresarial como no setor público.