CBMAL

SUPERINTENDêNCIA DE SAúDE PROMOVE EVENTO ALUSIVO AO OUTUBRO ROSA

  • 29/10/19
  • 11:10

Bombeiras militares foram informadas sobre importância da prevenção e tratamento ao câncer de mama

                                                                                                                      Por cabo Thássia Santos

O Outubro Rosa é um mês em que se chama a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para promover a cultura preventiva junto às militares, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) através de sua Superintendência de Saude (SS) realizou um ciclo de palestras na manhã da última sexta-feira, 25, no auditório do Ministério Público Federal. 

O evento foi aberto pelo tenente coronel Leilton Luna, subdiretor da SS, que enfatizou q importância das ações de cuidado com a tropa. “Nossa intenção tem sido estar cada vez mais próximos à tropa por meio de ações de saúde que promovam um cuidado. Prevenção é o foco, mas é sempre difícil fazer a prevenção e mudar estilos de vida seja qual for a doença. Precisamos nos conscientizar da importância disso. Gostaria de agradecer a presença de cada uma de vocês e a todos que organizaram este evento tão relevante”, discursou o oficial.

O ciclo de palestras foi aberto pela Dra. Francisca Beltrão que abordou o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. “Já sabemos hoje, que quando descoberto precocemente temos até 95% de chance de cura”, relatou.

Com o tema “O câncer de mama e as emoções”, a psicóloga Cristiane de Sá relatou a importância de tratar as questões emocionais e psicológicas durante o tratamento. “Busquem ajuda, pois todos nós temos problemas, todos têm situações difíceis na vida. A vida não é 100% perfeita para ninguém, busquem conversar e fazer coisas que lhe ajudem a lidar melhor com as emoções,. Descubram dentro de vocês o que dar prazer”, explicou ela. 

Para a sargento Nadja Costa, a iniciativa da SS demonstra a preocupação com a saúde dos bombeiros. “Vejo uma evolução na área preventiva com a saúde dos militares. Eu sou muito preocupada com a minha e sempre me interesso por temas desse tipo. O evento foi super importante e as palestras excelentes. Sempre que houver estarei presente”, contou a sargento.