CBMAL

NOVEMBRO AZUL REFORçA IMPORTâNCIA DA PREVENçãO E DIAGNóSTICO PRECOCE DO CâNCER DE PRóSTATA

  • 06/11/19
  • 11:11

Cap Gerson – oficial médico urologista do CBMAL

 

Novembro azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer da próstata é considerado o segundo câncer que mais acomete os homens e também é considerado o câncer da terceira idade, por ter uma incidência 75% do câncer no mundo a partir dos 75 anos de idade. Mas devemos ter especial atenção pois muitas vezes o câncer de próstata pode acometer pessoas mais jovens.

 

O nosso rastreio começa aos 45 anos: com os homens que têm histórico de câncer na família, o pai, irmão, e também afrodescendentes. Já no geral, deve-se começar o rastreamento aos 50 anos de idade, o que consiste em uma avaliação clínica urológica, exame do PSA e o toque retal.

 

Na maioria das vezes, o próprio envelhecimento natural do homem faz com a próstata aumente em seu tamanho, o que vai fazer com que o homem tenha dificuldade para urinar, acordar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro, o não esvaziamento total de bexiga e a demora para urinar. Todos esses sintomas podem ser confundidos com os de câncer da próstata, mas este na sua fase inicial não demonstra nenhum sintoma.

 

Quando o homem apresenta sangue na urina, dor na bexiga ou dor nos ossos da pelve, isto já poderá ser sinal de doença avançada. As opções de tratamento são diversas e vão depender da idade, da detecção precoce, do rastreamento (avaliação clínica, PSA e toque retal). O padrão ouro é a cirurgia que pode ser aberta, laparoscópica e mais recentemente a cirurgia robótica. Em casos selecionados, podem ser realizadas a radioterapia, terapia hormonal e a vigilância ativa, este último com muito critério.

 

A maior parte dos sintomas da próstata, não são causados pelo câncer e sim pelo seu envelhecimento natural, que se inicia aos 40 anos de idade, por isso todo homem a partir de 45 anos de idade deve procurar o urologista para fazer investigação e prevenção deste mal que acomete muitos homens em todo o mundo. Cuide-se!

 


Últimas Notícias