CBMAL

MILITARES DO CBMAL CONCLUEM CURSO DE BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURAS COLAPSADAS - BREC

  • 18/12/19
  • 22:12

Curso foi realizado em São Paulo

Por cabo Figueiredo

 

O cenário conhecido pelos alagoanos diante dos eventos geológicos envolvendo os bairros do Pinheiro, Cambona, Mutange e Bebedouro nesses últimos anos fez surgir o interesse do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em buscar especializações em cursos que preparem seus militares para as mais adversas situações diante de possíveis tragédias.

O curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) foi promovido pela Escola Superior de Bombeiros (ESB), da Polícia Militar de São Paulo, maior escola de bombeiros da América Latina, com reconhecimento nacional e internacional por seu conhecimento técnico e de gestão e por sua estrutura física. A escola é referência no país por possuir uma nova pista que atende ao curso quanto à classificação das equipes de busca e resgate urbano em dois dos três níveis: leve e intermediário, restando apenas o avançado.

Foi formada uma turma especial composta apenas por bombeiros militares do estado de Alagoas. Ao todo, 22 militares, entre oficiais e praças, sendo 19 homens e 3 mulheres, dedicaram-se e assimilaram as mais variadas técnicas em cenários colapsados diversos para cumprir sua missão: buscar e resgatar a vítima.

Segundo o capitão Holanda: "O CBMAL deu o primeiro passo com a formação desses 22 militares no curso, a partir daí será montada uma equipe de pronta intervenção que será responsável também por fomentar a atividade no estado, que ainda tem um longo caminho a ser percorrido, adquirindo ferramentas, equipamentos e acessórios específicos e de qualidade. Também é objetivo da corporação transmitir esse conhecimento adquirido a todo o efetivo, tanto nas unidades da capital, quanto nas do interior, para que os militares tenham a consciência e a padronização na atuação diante de ocorrências dessa natureza. Consolidando esse trabalho, a longo prazo, objetivamos formar em nosso estado um polo de reprodução e transmissão de conhecimentos para outros Corpos de Bombeiros do país, tanto na parte técnica como na gestão de comando operacional das ocorrências", finalizou o oficial.

Com isso, visando sempre entregar o melhor no atendimento às ocorrências para a sociedade, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, através das ações do Comando Geral e Subcomando, está ainda mais preparado a cada curso de especialização de seus militares, buscando sempre a excelência e a cultura de especialização da tropa como planejamento de sua gestão para os próximos anos.

Outras fotos do curso: