COM TRABALHO PREVENTIVO, CBMAL TIRA FAMíLIAS DE SITUAçãO DE RISCO EM SANTANA DO IPANEMA

• 01/04/20

Orientações em mais de 500 residências durante a madrugada da última segunda-feira, 30, evitaram perdas humanas no município

Por 3º sgt Thássia Santos

Desde o início das fortes chuvas que atingiram o município de Santana do Ipanema, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através do seu 9º Grupamento localizado na cidade e de guarnições de apoio oriundas do posto de Delmiro Gouveia, do 7º GBM (Arapiraca), do 6º GBM (Penedo) e do Grupamento de Salvamento Aquático (Maceió), vem trabalhando incansavelmente para proteger e salvar os cidadãos locais. Apesar do sério desastre natural ocorrido no município, não houve registro de nenhuma morte devido o intenso trabalho das guarnições de serviço junto à comunidade, através de orientações a mais de 500 residências durante a madrugada da última segunda-feira, 30, salvando diversas famílias da situação de risco.

A corporação vem realizando acompanhamento constante do nível do rio Ipanema, orientando a comunidade local, e agindo rapidamente no salvamento de pessoas devido às inundações. Pessoas ilhadas, retirada de pertences e de salvamento de animais, como cavalo, gatos, cachorros, são algumas das ações desenvolvidas com eficiência pelos bombeiros militares. O nível do rio Ipanema segue sendo monitorado pela corporação, e nesta terça-feira, 31, registra 412 cm com tendência de baixa. Na última segunda-feira, 30, o rio chegou à marca de 898 cm, inundando muitas residências.

O comandante do 9º GBM, tenente coronel Francisco Leopardi, contou que após a informação acerca do rompimento de uma barragem no estado vizinho, Pernambuco, e dos alertas de mais chuvas no município, o grupamento se mobilizou para garantir a segurança da população. “Assim que soubemos do rompimento da barragem e dos avisos de muita chuva e previsão de transbordamento, realizamos sistemáticas rondas alertando a população e conversando com os moradores na madrugada de domingo, 29, para segunda, 30, totalizando cerca de 530 residências, e acreditamos que esta ação foi fundamental para não termos registro de óbitos. Além disso, emitimos alertas na rádio local e em nossas redes sociais reiterando a urgência de saírem de suas casas”, explicou o comandante do 9º GBM.

Ainda segundo ele, o CBMAL está empregando mais de 30 bombeiros nas ações, entre os bombeiros do 9º GBM e dos grupamentos que estão apoiando as atividades, contando também com o emprego de seis viaturas operacionais e de dois botes de salvamento. Estes militares vêm realizando diversos salvamentos pelo município e também em localidades vizinhas, como em Poço das Trincheiras, no povoado Dionel, entre Batalha e Belo Monte, contando ainda com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC/AL) encontra-se no município trabalhando junto à Coordenadoria Municipal de Santana do Ipanema. Na noite de ontem, dia 30, capitão Allan Cavalcante, integrante da CEDEC/AL, alertou a população sobre algumas fake news que vêm assustando a comunidade. “O rio Ipanema já baixou mais de 4 metros e não há tendência para trasbordamento do rio, pois nas últimas 12 horas não chove nos municípios pernambucanos vizinhos e a previsão para as próximas 24 horas é de que não chova, e se chover deverá ser uma chuva de moderada a fraca. Pedimos ainda