SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANçA PúBLICA REúNE óRGãOS DA SEGURANçA PúBLICA DO NORDESTE

• 21/10/20

Comandante geral do CBMAL participa do evento “Senasp Itinerante”, em Natal-RN

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública está realizando o  evento “Senasp Itinerante” que acontece no centro de Convenções do  Rio Grande do Norte. O evento reune órgãos de segurança pública do Nordeste. A abertura foi realizada na tarde da última terça-feira, 20, com a presença de várias autoridades, entre elas o Secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Paim e toda equipe de Segurança Pública do Governo. Também participaram do evento o vice-governador do estado do RN, Antenor Roberto, os Secretários Estaduais do Nordeste e todos os representantes dos órgãos pertencentes às Secretarias de Segurança Pública. O evento ocorrerá até o dia 22.

O Senasp itinerante tem por objetivo percorrer as cinco regiões do Brasil para ouvir as principais demandas e trazer possíveis soluções voltadas à melhoria da segurança pública, com base nas realidades locais. Durante o evento ainda acontecerão câmaras temáticas, onde serão apresentados programas e espaços de discussão quanto as principais demandas da região Nordeste.

“O Senasp Itinerante é uma oportunidade de diálogo, de integração com aqueles que executam diariamente segurança pública e defesa social. Buscamos aqui informações estratégicas para subsidiar o planejamento das nossas ações”, falou o Secretário Nacional, Coronel Paim.

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, estavam presentes o comandante geral da corporação, coronel André Madeiro; o Major Manoel, superintendente de planejamento, orçamento e finanças e a Major Elaine Monteiro, ajudante de ordens do comando geral.

Ao lado de comandantes-gerais das polícias militares, comandantes-gerais dos corpos de bombeiros militares, chefes de polícia civil e dirigentes de polícia científica de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor de Medeiros, afirmou que a “expectativa é de que a ação enriqueça ainda mais a construção da política estadual de segurança pública”.

Neste primeiro dia, comandantes-gerais das polícias militares, comandantes-gerais dos corpos de bombeiros militares, chefes de polícia civil e dirigentes de polícia científica acompanharam a Câmara Temática 1 - Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública, apresentada pela Diretoria de Política em Segurança Pública da Senasp/MJSP. O secretário Renato Paim participou, ainda, de reunião com os secretários estaduais e representantes das secretarias de segurança pública da região Nordeste.

Durante a ação, que vai até o dia 22 de outubro, serão debatidos o fortalecimento das instituições, políticas de prevenção à violência e a valorização dos profissionais da segurança pública.

A ação Senasp Itinerante começou no dia 06 de outubro na região Centro-Oeste. A comitiva passou por Goiânia e irá percorrer, até dezembro, outras três capitais: Rio Branco (AC), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) , cobrindo, com isso, as cinco regiões do País.