RETROSPECTIVA 2020

• 28/12/20

Por 3º sgt Thássia Santos

Mesmo enfrentando as dificuldades de um ano atípico, o CBMAL trabalhou incansavelmente para efetivar diversas aquisições, visando à melhoria do serviço à sociedade e o suporte à tropa. Os alojamentos do Quartel do Comando Geral foram reformados e a sala de convívio foi ativada, possibilitando um maior conforto aos seus militares durante os serviços operacionais.

Foram adquiridas tendas para o serviço de salvamento aquático e eventos externos, um compressor de ar respirável e de 125 capacetes para combate a incêndio, a reforma da viatura de mergulho, fase final da compra de seis motos aquática e também de aquisição de duas viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) para o serviço de combate a incêndio, sempre com o objetivo de dar melhores condições de trabalho para os bombeiros militares e consequentemente um serviço de qualidade à comunidade.

Além das aquisições por parte da corporação, recebemos diversos equipamentos na área de combate a incêndio oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), como 03 conjuntos de serra-sabre, 18 Equipamentos de Proteção Respiratória, 145 pares de botas para combate a incêndio, 145 pares de luvas para combate a incêndio e 145 capacetes para combate a incêndio.

Importante ação foi a assinatura do contrato para construção da sala de assepsia no Quartel do Comando Geral, onde será possível realizar a limpeza e desinfecção de materiais e de viaturas de resgate, promovendo a segurança dos bombeiros da área de atendimento pré-hospitalar, a qual exige uma ação preventiva de biossegurança após o atendimento da ocorrência que é tão importante quanto o atendimento em si.

Outra conquista deste ano foi a conclusão da reforma do auditório do QCG, que hoje conta com um ambiente climatizado com mais de 100 lugares onde são realizados eventos internos, como palestras, instruções e pequenas solenidades, proporcionando conforto aos participantes. A Banda de Música também desfruta de uma melhoria em seu ambiente de trabalho, com o aluguel de uma sala de estúdio no bairro do Farol, em Maceió, os músicos podem realizar seus ensaios com mais conforto e saúde, pois o local conta com climatização e isolamento acústico, essencial para preservar a saúde auditiva dos militares.

Expansão operacional

Em 2020, o CBMAL iniciou seu processo de expansão operacional, com a inauguração de dois novos quartéis, em Joaquim Gomes e São Miguel dos Campos. As duas novas unidades operacionais funcionam na modalidade de serviço essencial, com uma viatura de combate a incêndio e salvamento composta por uma guarnição híbrida. Para 2021, há a previsão da abertura de mais quartéis, como em Piranhas e São Luiz do Quitunde, que estão em fase de reforma predial.

A expansão do CBMAL está prevista no Plano Estratégico da corporação para o próximo quinquênio, representando um relevante avanço no atendimento à sociedade alagoana, que contará com a presença do CBMAL para ações de socorro mais rápidas e eficientes. As parcerias com prefeituras para expansão foi viabilizada através de Decreto Estadual, no qual o comandante geral da corporação pode celebrar parcerias com os governos municipais de forma menos burocrática e ágil.