CBMAL

15º SEMINáRIO NACIONAL DE BOMBEIROS (SENABOM 2015)

  • 29/09/15
  • 12:09

Evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro em Goiânia

Já estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), o mais importante e conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do país, que será sediado na cidade de Goiânia e acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro de 2015.

O evento tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.

Além do seminário, estará acontecendo no mesmo período a 2ª Feira Internacional de Prevenção de Incêndios (FIPIE) também no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Entre as atividades do 15º SENABOM, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, teremos palestras com especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais, mesas redondas e feira com exposição de materiais e equipamentos. Além disso, será realizada a reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG).

A Liga Nacional dos Bombeiros (LIGABOM), que reúne os Comandantes Gerais de todos os Corpos de Bombeiros Militares do País, também estará presente no evento.

Veja a seguir algumas das atividades que serão realizadas durante o 15º SENABOM.

COMPETIÇÃO BOMBEIRO DE AÇO

A prova tem o objetivo estimular a competição sadia entre os bombeiros militares, abrir espaço para o público civil conhecer um pouco das atividades desenvolvidas pelos bombeiros e, ainda, promover a integração entre as corporações da unidade federativa e de outros países.

1ª CERTIFICAÇÃO NACIONAL DE CÃES

A 1ª Certificação Nacional de Cães tem o objetivo de padronizar a atividade de busca, resgate e salvamento com cães (BRESC), além de realizar a integração entre os principais representantes da atividade no país. Serão disponibilizadas vagas para os binômios que atendam os requisitos solicitados no regulamento da prova e também para qualquer pessoa que deseje acompanhar as provas.

OFICINA DE COMBATE A INCÊNDIO REAL NO SIMULADOR TIPO CONTÊINER

A oficina permitirá aos participantes verificar o comportamento do fogo e, ainda, reforçar o uso correto e as limitações dos EPIs, e a aplicação de métodos para testar e resfriar o ambiente para retardar o flashover.

1º CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÉCNICAS VERTICAIS E RESGATE

A disputa é destinada a profissionais que atuam em áreas de difícil acesso, bombeiros, equipes de resgate em montanhas, brigadistas de emergências, socorristas, entre outros.

CAMPEONATO DE SALVAMENTO AQUÁTICO SUL AMERICANO

O campeonato tem o objetivo de proporcionar conhecimento aos participantes, promover a integração entre os serviços de salvamento e, principalmente, reduzir o número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para o SENABOM e para as competições ou atividades citadas estão abertas e podem ser feitas através do site: http://senabom.bombeiros.go.gov.br/2015/.

A inscrição para o seminário e para as demais atividades é gratuita e os interessados devem se inscrever até o dia 14 de outubro no mesmo site.