CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS E DEFESA CIVIL ESTADUAL INICIAM “OPERAçãO ÁGUA é VIDA”

  • 25/11/15
  • 11:11

A Defesa Civil Estadual juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas iniciam nesta quarta-feira (25) a Operação “Água é Vida” que irá beneficiar 38 municípios que estão em situação de emergência. Serão 39 militares escalados para a operação: 16 do Corpo de Bombeiros e 23 da Defesa Civil. 

Aproximadamente 220 mil pessoas, divididas em 1320 comunidades, serão beneficiadas com o abastecimento de água através de 200 carros-pipa que irão captar água em cinco mananciais: um na região de Palmeira dos Índios e Arapiraca, Pão-de-açúcar  (região de Pão-de-Açúcar e Santana do Ipanema), Pariconha (que vai abastecer Delmiro Gouveira), Belo Monte e Traipu.

Ao final da operação, os caminhões percorrerão os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Estrela de Alagoas, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Mata Grande, Major Isidoro, Minador do Negrão, Maravilha, Monteirópolis, Olho d´Água das Flores, Olho d´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Palestina, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

O Governo Federal disponibilizou R$ 10 milhões para que a operação pudesse ser realizada. Para o tenente Douglas Gomes os recursos serão fundamentais para os municípios que sofrem com a seca. “A operação vai durar até o momento que os municípios saírem da situação de emergência ou até quando esgotarem os recursos. A previsão de duração desses recursos em relação ao nosso plano de operações é de aproximadamente sete meses”, disse.

A operação implantada pelo terceiro ano consecutivo é em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Apesar do Exército Brasileiro não integrar a operação, a instituição contribuiu na organização do plano de operações devido a experiência de quinze anos com a Operação Carro-Pipa.