CBMAL

BOMBEIROS CONCLUEM CURSO BáSICO DE SALVAMENTO NO MAR

  • 24/12/15
  • 08:12

 

23 bombeiros acabam de concluir o I Curso Básico de Salvamento no Mar. O curso, realizado as segundas, quartas e sextas-feiras, teve início no final de setembro e terminou na última quarta-feira, 16. Com o uso de nadadeiras e flutuadores, o curso preparou tecnicamente os bombeiros para atuarem como guarda-vidas nas praias mais movimentadas durante o verão. Os concluintes, tanto pertencentes à seção administrativa do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) quanto militares de outras áreas, reforçarão a Operação Verão que teve início na última segunda-feira, 21.

 

Para o major Aluysio Wanderley, coordenador do curso, o curso intensivo teve o foco basicamente em instruções utilizadas durante o dia a dia do guarda-vidas. “Foram apenas três matérias, uma teórica e duas práticas. Mostramos a missão do guarda-vidas, praticamos a natação utilitária e instruímos aos bombeiros técnicas básicas de salvamento aquático. É uma capacitação que certamente contribuirá para resultados positivos no período da operação”, ressaltou. 

Foram aulas práticas na piscina e, principalmente no mar onde os concluintes conheceram as principais características das praias do Mirante da Sereia, Jatiúca, Pajuçara, Avenida, Pontal e Francês. 

 

Este foi o primeiro curso realizado pelo GSA. A Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) do Corpo de Bombeiros estuda a possibilidade de planejar outro curso para o final do ano que vem, com melhorias baseadas em pesquisas realizadas com instrutores e alunos do curso.

 

Ao todo foram sete instrutores. A necessidade foi devido aos treinamentos no mar onde é necessário uma quantidade maior de instrutores para garantir a segurança dos alunos. O bote Inflável de Salvamento e a Moto de Salvamento Aquático (jet-ski) foram utilizados para instruções de salvamento com embarcações.