CBMAL

DEZEMBRO LARANJA BUSCA CONSCIENTIZAçãO QUANTO à PREVENçãO DO CâNCER DE PELE

  • 28/12/15
  • 10:12

O mês já está no fim, mas com a chegada do verão é importante redobrar os cuidados com a pele

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, temos o Dezembro Laranja.Há 2 anos a Sociedade Brasileira de Dermatologia vem promovendo o Dezembro Laranja com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de pele, o câncer de maior incidência no Brasil e no mundo. De acordo com o INCA, são 188.000 casos novos por ano no Brasil.

O foco principal da campanha é na prevenção do câncer de pele, apresentando os cuidados que devemos tomar com a exposição solar, que é a principal causa desta doença.

A prevenção deve começar na infância, com o uso de roupas e chapéus e evitando a exposição solar nos horários entre 10 e 16 horas. O uso do filtro solar é importante e, no caso das crianças, preferir os protetores infantis pois são feitos principalmente com filtros físicos, mais seguros na infância.

O filtro solar deve ser colocado antes de sair de casa e na praia, repetindo a cada duas horas a aplicação e a cada vez que sair da água. O filtro solar deve ter um fator 30 ou mais e sua aplicação não deve se restringir apenas aos fins de semana. No dia a dia também é importante o seu uso nas áreas expostas. Contudo, é importante reservar alguns minutos para se expor ao sol sem o filtro para a produção da vitamina D.

Quando a prevenção falha, é importante a detecção precoce do câncer de pele. Então é necessário o autoexame, observando se houve o surgimento de lesões que podem se apresentar como manchas ou pápulas: pequenas lesões elevadas, rosadas, que podem não produzir nenhum sintoma ou podem sangrar, coçar ou doer.

Lesões que não cicatrizam, sinais que crescem, mudam de cor, ou apresentam bordas irregulares devem ser vistos por um dermatologista.

Essas informações vão ser repassadas a população através das redes sociais e outras ações educativas durante o mês de Dezembro.  A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está solicitando que a população ajude a disseminar essa campanha postando nas redes sócias uma foto vestido de laranja com a hashtag #dezembrolaranja ou #controleosol.

Capitã QS-BM Maria do Socorro Ventura Silva Lins, dermatologista