CBMAL

SISTEMA DE PROTOCOLO ELETRôNICO DO CBMAL ATINGE 50 MIL DOCUMENTOS TRAMITADOS

  • 26/01/16
  • 09:01

DOC BM, desenvolvido por militares da Corporação, trouxe eficiência e economia para o CBM

Antes de completar três anos de criação, o DOC BM, sistema de protocolo eletrônico do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), atingiu a marca de 50 mil documentos tramitados, representando eficiência no trâmite burocrático, redução de custos e agilidade no dia a dia da Corporação.

Pioneiro no estado de Alagoas, o sistema trouxe evolução para a instituição bombeiro militar, que segue a tendência de instituições públicas e privadas na busca pela digitalização de documentos, com redução de custos, preservação do meio ambiente, economia de espaço físico para alocação de papéis, além da agilidade em encontrar documentos antigos.

Segundo o chefe de desenvolvimento de sistemas da Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicações (STIC), Capitão José Tenório Barros, o CBMAL evoluiu com o sistema, o qual mostra sua importância pelo volume de documentos circulando em sua rede. “Esse número representa menos cinquenta mil papéis na Corporação, menos cinquenta mil problemas a serem gerenciados”, enfatizou.

Todos os grupamentos, seções e militares do CBMAL utilizam o sistema, que não gerou nenhuma barreira para o cotidiano dos quartéis, pelo contrário, agilizou todo o processo burocrático interno, trazendo inúmeros benefícios de ordem organizacional, visto que os documentos podem ser acompanhados a qualquer momento, com seus respectivos locais e despachos, e viabiliza ações de controle e rastreamento das etapas do processo administrativo.

Com o DOC BM, o CBMAL conquistou o 5º lugar do Prêmio de Iniciativas Inovadoras do Estado em 2014. A Corporação alagoana sai na frente com o desenvolvimento e utilização do protocolo eletrônico, representando uma seleta parcela de instituições militares que possuem um sistema similar a este.


Últimas Notícias