CBMAL

GUARDA-VIDAS REALIZAM TREINAMENTO COM BODY SLED

  • 26/01/16
  • 10:01

Ação ocorreu nesta segunda-feira, na Praia do Francês

Militares do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) realizaram um treinamento nesta segunda-feira, 25, na Praia do Francês utilizando o body sled. O equipamento é uma prancha de salvamento que fica acoplada na Moto de Salvamento Aquático (jet-ski) sendo utilizado para o resgate de múltiplas vítimas. 

Para o major Francisco Leopardi, subcomandante do GSA, o simulado mostrou a eficácia na diminuição do tempo de resposta para o salvamento de vítimas em afogamento. “É importante ter vários tipos de equipamentos que contribuem para salvar vidas. O body sled é mais um deles. Ainda temos o pranchão, as embarcações, os flutuadores, além do trabalho de prevenção dos guarda-vidas”, disse.

O GSA está adquirindo 15 pranchões e 10 body sleds. O processo desses equipamentos está tramitando em fase final e deve ser liberados em breve. 

SIMULADO

O treinamento foi realizado com duas vítimas que estavam no mar, o jet-ski com o body sled acoplado entrava para fazer o resgate das duas vítimas, levando-as em segurança para o raso. O tempo de resposta desde a identificação do afogamento até o resgate foi de dois minutos. 

PREVENÇÃO 

O grande número de banhistas nas praias alagoanas nesta época do ano exige um trabalho mais ostensivo dos guarda-vidas que realizam rondas diversas vezes ao dia. Eles orientam os banhistas quais os pontos mais críticos da praia onde se encontram as correntes de retorno, popularmente conhecidas como “valas”.  Além das rondas, as placas de sinalização apontam os locais perigosos.

Ocorrências de afogamento envolvendo grupos de banhistas se tornam mais comuns nessa época do ano. A falsa sensação de segurança acaba traindo os banhistas e complicando o trabalho dos guarda-vidas que muitas vezes precisam entrar e sair do mar várias vezes para resgatar as vítimas.


Últimas Notícias