CBMAL

GRUPAMENTO DE INCêNDIO REALIZA INSTRUçõES EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

  • 19/02/16
  • 07:02

Treinamento desta quinta-feira foi realizado em supermercado da Mangabeiras

 O Grupamento de Incêndio (GI) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou nesta quinta-feira, 18, instruções teóricas e práticas no Supermercado Hiper Bompreço da Mangabeiras. As instruções, em estabelecimentos acima de 750m² que já estão regularizados com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, serviram para que os bombeiros se familiarizassem com o local, conhecendo os itens de segurança do estabelecimento como os sprinklers, os hidrantes de recalque, a localização da central de alarmes, o ponto de encontro, o melhor posicionamento das viaturas e as saídas de emergências.

Estabelecimentos comerciais acima de 750 m² que reúnem grande concentração de público, como supermercados, indústrias e shopping centers, exigem um projeto de segurança completo como preconiza o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip). Os locais foram escolhidos para que fosse traçado um mapeamento mais preciso da zona de risco, com a contribuição da própria brigada de incêndio dos estabelecimentos. A ação busca minimizar os danos em caso de sinistros.

Para o capitão Kenzo Kishishita, atualmente respondendo pelo subcomando do GI, uma série de instruções está programada para 2016. “A ideia é que essas instruções in loco sejam feitas uma vez por mês em diversos estabelecimentos, tanto da parte alta, de responsabilidade do Posto do Tabuleiro, quanto da parte baixa, de responsabilidade do Posto Trapiche”, disse.

Ainda segundo o capitão, as instruções contribuem para a diminuição da distância entre a fiscalização do estabelecimento e o combate em caso de sinistros. “Não adianta o bombeiro exigir todo o preventivo nos estabelecimentos baseados no Coscip e na hora do combate, as guarnições de serviço não utilizarem esses preventivos”, finalizou.

Nesse primeiro momento, o tenente Carlos Vasconcelos da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT) passou para os militares um resumo de como a guarnição de incêndio, numa ocorrência real, poderia usar tais preventivos. 

Na parte alta, o supermercado Atacadão também foi escolhido para as instruções. O próximo passo deve ser o Distrito Industrial, porém o GI e a SAT estão desenvolvendo um calendário para organizar as instruções em outros estabelecimentos para reconhecimento de área.