CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE SEMINáRIO INTEGRADO DE SEGURANçA NO TRâNSITO PARA COMUNIDADE ESCOLAR

• 26/02/16

Na manhã de hoje aconteceu o encerramento do I seminário de segurança no trânsito para a comunidade escolar que teve como finalidade inicial levar educação de trânsito para os motoristas da rede estadual de ensino para que eles saibam prevenir acidentes e saibam se comportar em casos de sinistros.

Para a tenente PM Mariana Góis, subcomandante da 1ª Companhia do Batalhão Escolar , o seminário vai além disso. “Este é o pontapé inicial para intensificar o trabalho de prevenção que o batalhão escolar vem realizando junto a comunidade. O comando do batalhão começou a perceber que além de atuar com a ostensividade, as ações seriam muito mais efetivas se partissem, inicialmente, da prevenção. Então vimos que existiam muitas reclamações da comunidade que não eram da nossa competência, mas que se não fossem resolvidas, evoluiriam para uma ocorrência  policial”, explicou.

Com isso, surgiu a iniciativa de realizar esse seminário que será dividido em etapas, abrangendo não só os motoristas como neste primeiro momento, mas os alunos, os diretores e os professores, para que assim possam estar integrados em prol da prevenção, falando a mesma língua.

Foram ministradas disciplinas sobre o estatuto da criança e do adolescente, o conjunto homem  versus máquina e o consumo de drogas e psicotrópicos, saúde e prática laboral e atendimento pré-hospitalar.

Os órgãos envolvidos no seminário foram o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que realizou instruções teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar através da capitã BM Viviane Suzuki, além do Batalhão de Trânsito, Grupo de Articulação Comunitária, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria Estadual de Educação, e dos voluntários Alsyson Franco, fisioterapeuta e da advogada Candice Almeida.

A tenente Mariana explicou que o que vai fazer a diferença será conter a crise antes que ela se alastre e assim diminuir a criminalidade na comunidade escolar. A capitã Suzuki finalizou falando da importância de repassar os conhecimentos para os futuros multiplicadores e de integrar todos esses órgãos em prol da redução da criminalidade e da prevenção de acidentes: “Através do conhecimento, eles poderão salvar vidas”, encerrou.