CBMAL

GSA REALIZA TREINAMENTO NA PRAIA DE CRUZ DAS ALMAS

  • 23/03/16
  • 10:03

O Grupamento de Salvamento Aquático realizou na última sexta-feira, 18, na praia de Cruz das Almas, uma formatura geral com todo o efetivo disponível da unidade. A ação visou realizar um treinamento e reconhecimento de área visto que a praia começa a receber um fluxo maior de banhistas após a revitalização de sua orla marítima.

O comandante geral da Corporação, coronel Adriano Amaral da Silva, esteve presente e falou da importância de manter uma tropa sempre preparada. “É fundamental realizar treinamentos constantes com a tropa para manter um Corpo de Bombeiros forte e eficaz. Os nossos guarda-vidas são um exemplo de preparação física e técnica, estando sempre inovando com essas formaturas nas praias, perto da sociedade”, disse.

A tropa fez o reconhecimento da praia que apresentou características que oferecem perigos aos mais desavisados. Para o comandante do GSA, tenente coronel Reinaldo Moura, a tropa reunida serviu para realizar um trabalho preventivo para os banhistas. “Essa praia apresenta características que oferecem riscos aos banhistas porque costuma ter muitas ondas e solo bastante irregular, apresentando muitas correntes de retorno. Por ser mar aberto, ou seja, sem a presença de recifes, o risco da maré puxar o banhista para o fundo é muito maior”, comentou.

Entre os trabalhos preventivos, a tropa realizou a entrega de panfletos para os frequentadores da praia. OS panfletos apresentavam dicas de segurança como não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, respeitar as placas de sinalização, procurar guarda-vidas na praia para saber o local mais seguro de entrar no mar, não deixar as crianças sozinhas dentro da água, ter cuidado com boias, entre outros.

O tenente coronel Reinaldo Moura ainda destacou para a sua tropa os pontos positivos e negativos da unidade. “Foi importante porque além de fazermos essa prestação de serviço para a sociedade, discutimos pontos que estão dando certo e pontos que podemos melhorar. Apresentamos nossas prioridades de forma geral, baseadas em estudos realizados pelos nossos oficiais. Estamos no caminho certo, mas com certeza ainda temos o que melhorar”, destacou.

TREINAMENTO

O treinamento consistiu em simulações de resgates de afogados utilizando técnicas típicas de salvamento aquático como o nado reboque, de aproximação. OS guarda-vidas utilizaram pranchões, recém adquiridos pela Corporação, para o treinamento. Ainda foi realizada uma corrida na areia com a tropa em forma.

HOMENAGEM

 

Ainda houve um espaço para homenagear quatro guarda-vidas que contemplam mais de 30 anos de serviços dedicados à Corporação. O subtenente Casado, o primeiro sargento Silva, o 2º sargento Vieira e o segundo sargento Brito receberam um certificado e uma pequena lembrança pelo reconhecimento de anos de dedicação ao GSA e a Corporação.  

Para o soldado Rodrigo de Oliveira, o reconhecimento da Corporação pelo trabalho desses militares deixa a tropa feliz. “É com muita alegria que vemos nossos guarda-vidas que trabalham na operacionalidade serem homenageados pela Corporação com a presença, inclusive, do comandante geral. Nos sentimos representados por esses militares abnegados, disciplinados e dedicados ao serviço de guarda-vidas. Além do reconhecimento da sociedade, após cada salvamento que realizamos, também é importante o reconhecimento da própria Corporação. Tenho certeza que a tropa do GSA está feliz com a homenagem prestada a esses militares”, finalizou.