CBMAL

BOMBEIROS: CELEIRO DE ATLETAS

  • 15/04/16
  • 13:04

Militares conquistam resultados expressivos em competições de diversos esportes

Saúde alinhada à qualidade de vida. Trabalho relacionado com o esporte. Atividade física ligada ao bem estar.  Essa receita vem trazendo bons resultados para os bombeiros que levam o esporte a sério. São diversas competições regionais, nacionais e até internacionais em vários esportes onde o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é elevado às primeiras colocações nos pódios. São verdadeiras histórias de superação e força de vontade que inspiram e incentivam outros bombeiros a iniciarem a prática esportiva.

ULTRAMAN

Os soldados Pedro Paes e Paulo Salgueiro representaram Alagoas numa das provas mais desafiantes de triatlo: o Ultraman. A prova no Brasil é disputada nos mesmos moldes do Mundial, no Havaí, onde no primeiro dia os atletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276km; e no terceiro, correm duas maratonas (84km), totalizando 515 km. A competição aconteceu entre os dias 1 e 3 de abril, com largada em Ubatuba/SP e chegada no Rio de Janeiro.  

Assim como no Havaí, para participar da prova não basta querer, tem que ser aceito pela organização. O grupo seleto de 31 atletas precisou apresentar “currículo esportivo” para mostrar que tinha capacidade de participar da prova. No currículo dos soldados estava o Ironman 2015, realizado em Florianópolis. Este procedimento é o mesmo que acontece em outras provas de Ultraman realizadas pelo mundo, onde a preferência é dada aos atletas mais experientes em ultradistâncias.

“Foram doze meses de preparação para a maior e mais difícil prova de triatlo do mundo. Na história foram apenas 1050 atletas que conseguiram completar esse tipo de modalidade de triatlo. Tudo é muito difícil, desde a prova em si até o custo, bancado totalmente pelo atleta”, conta Paes.

“Na hora da largada estava com minha malha de guarda-vidas debaixo da roupa de borracha e parti. A cada respiração agradecia a Deus por estar ali, vivendo o esporte que amo e representando minha corporação com muito orgulho. No último dia sofri com desarranjo intestinal provocado pela desidratação. O calor era insuportável, o sol castigava, o cansaço chegava, as pernas travavam, mas ao cruzar a linha de chegada com 32h36min30s as dores sumiram e a emoção bateu forte porque eu acabava de me tornar o primeiro bombeiro a ser um ultraman”, conta emocionado.

O soldado Paulo Salgueiro teve problemas durante a prova e não conseguiu completar a jornada de 515 km.

PATAGÔNIA

Já o cabo Rony Tavora participou da Patagonia Run 2016 que aconteceu nos dias 8 e 9 de abril. A corrida de aventura desbravou montanhas da cidade andina de San Martin de Los Andes, na Argentina, sob um frio de quase 0° e fortes ventos que castigavam ainda mais os participantes. Para dificultar ainda mais, a cidade está a 640 metros acima do nível do mar e pontos da prova chegavam a 1700 metros acima do nível do mar, deixando o ar mais rarefeito e dificultando a respiração dos atletas.

Távora conseguiu completar a prova de 70 km, também considerada uma ultramaratona, com o tempo de 15h47min58s, ficando com a posição geral 163 de 1962 participantes. “A partir do quilômetro 40 a prova foi um pouco sofrida porque senti minha lesão, onde eu caminhava mais do que corria. A preocupação aumentava porque não sabia se ia chegar antes do tempo máximo da prova que era 17h30min. Mas a superação e a determinação falaram mais alto naquele momento e consegui atingir o meu objetivo”, declarou.

“Foram quase seis meses de preparação. A prova exige muito e se não estiver preparado ela castiga pelo nível de dificuldade. Tenho certeza que ano que vem estarei na prova novamente muito mais preparado, dessa vez para a prova de 100 quilômetros. Senti muito orgulho em representar a corporação, o Estado de Alagoas e o Brasil”, disse.

TREKKING

Essa modalidade de corrida de aventura começa a se popularizar em Alagoas. Tanto que em 2016 foi criada a Liga Alagoana de Trekking, uma espécie de campeonato alagoano. A competição contará com doze etapas em todo ano e após a terceira etapa, realizada no dia 9 de abril, em Cajueiro, as duas equipes dos bombeiros estão na primeira colocação na categoria Extreme e na segunda colocação, na Adventure, num total de mais de cem equipes inscritas.

Para o soldado Adams Lopes, praticante dessa modalidade há três anos, o esporte o incentivou a voltar na prática de atividade física. “Conheci a modalidade através de outro soldado da corporação que já praticava desde 2008. O bom do trekking é que as provas não são meramente de velocidade. É preciso boa estratégia de navegação para conseguir o melhor para a equipe. Outra coisa boa é que estamos sempre em contato com a natureza”, conta.

Os bombeiros competem em duas categorias: na Extreme, de 20km e na Adventure, de 10km.  A próxima etapa está marcada para o começo de maio ainda sem local divulgado. “O local da prova nós só sabemos dois dias antes porque faz parte do mistério da navegação. Assim, as equipes desconhecem a região sendo obrigadas a traçar estratégias na hora da prova, quando recebemos os mapas com os pontos obrigatórios”, explicou.

A equipe Bombeiros Adventure conta com os soldados Adams Lopes, Clarissa Lima e Willienay Tavares, e o sargento Antônio Avelino Junior e conquistaram o segundo lugar na terceira etapa.  Já a equipe Bombeiros Extreme, primeira colocada na categoria de 20 km, tem os soldados Luiz Gustavo dos Santos, Henderson Morais e Fellipe Lira.

Para o sargento Antônio Junior o resultado foi satisfatório. “Conquistamos essa colocação e queremos melhorar ainda mais pra estar sempre a frente dos outros competidores. O esporte é instigante, mantém a pessoa focada e de bem com vida, sempre gostei de trekking, mas só pude participar da equipe dos bombeiros esse ano”, contou.

Ao final das doze etapas os primeiros colocados recebem premiação, podendo participar de competições nacionais. Alagoas começa a ganhar destaque no cenário nacional com a modalidade devido ao grande número de provas no ano, além do número de equipes inscritas.

JIU JITSU

Na primeira etapa da Liga Alagoana de Jiujitsu, competição inovadora que reuniu grandes equipes de jiujtsu do estado, dez bombeiros-atletas se inscreveram e cinco conquistaram medalhas. O sargento Alaniel Falcão e o cabo Edson Rodrigues conquistaram o primeiro lugar na categoria, e os sargentos Nicolas Almeida e Izael Martins, além do soldado David Nasser conquistaram o segundo lugar.

Para o sargento Christiano Amorim, faixa marrom e um dos instrutores do centro de treinamento localizado no Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), ter um CT de jiujitsu dentro do grupamento militar, faz o esporte se aproximar cada vez mais do militar e incentiva o bombeiro a conhecer o esporte.

“O jiujitsu é apaixonante e quem começa a praticar não quer mais parar. Ele nos proporciona uma educação corporal que nos ajuda muito no nosso serviço dentro da corporação por exigir muito do nosso preparo físico e mental”, disse. Amorim irá competir no campeonato brasileiro de jiujitsu, juntamente com o sargento Nicolas, no final do mês de abril, em São Paulo.

Além da primeira etapa da liga alagoana do jiujitsu que ocorreu no dia 27 de março, Alagoas também sediou a I Copa Maria Bonita de Jiujitsu, campeonato pioneiro no Norte / Nordeste, exclusivamente feminino e que reuniu competidoras de Alagoas e de outros estados. Na ocasião, três atletas da equipe Firefighters competiram no evento, entre elas, duas bombeiras militares que tinham apenas um mês de jiujitsu.

Com isso, mais uma medalha de ouro foi para a corporação com a soldado Suzan Barros, que garantiu o primeiro lugar em sua categoria. “Eu ainda estou em êxtase e não sei explicar a emoção de com tão pouco de treinos, poder sair da minha primeira competição com uma medalha de ouro. O meu mestre e meus instrutores são os melhores e essa medalha eu dedico a eles e a todos meus companheiros de equipe”, contou.

Já o sargento Hélio Malheiros, conquistou o campeonato alagoano em 2015 na categoria faixa-roxa master e já faturou a primeira etapa de 2016. Em 2013, o atleta faturou o Nordeste Open, realizado em Natal “A saída dos tatames de treinamento para os de competição foi bastante natural. Meus mestres, o sargento Marcelo Lourenço e o soldado da Polícia Militar Antônio Malta, que já conquistaram títulos mundiais no Jiujitsu, me incentivaram a competir. Encontrei a felicidade nesse esporte que eu amo. Ele mudou a minha vida”, conta.

APOIO

A Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) do CBMAL divulgou no dia 5 o edital de seleção de atletas nas modalidades: jiu jitsu, canoagem, corrida de aventura, triathlon e tênis de mesa, para representarem o CBMAL em competições regionais e nacionais. Os atletas terão, quando dotação orçamentária disponível, o custeamento das inscrições, hospedagens, passagens e alimentação, conforme item 6 da Portaria Nº 108/2016 do Gabinete do Comando Geral - Projeto de Incentivo ao Desporto no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, publicada no Boletim Geral Ostensivo Nº 061 de 04 de abril de 2016.