CBMAL

CÃES DE SALVAMENTO: SCOOBY E TXUCA INICIAM TREINAMENTO DE RESGATE EM áREA RURAL

  • 09/05/16
  • 13:05

Às vésperas de completar um ano da publicação da portaria que institui o serviço de busca, resgate e salvamento com cães no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Scooby e Txuca continuam com treinamentos diversificados para agregar no serviço de busca e resgate em diversas situações.Os treinos foram realizados em área rural aberta, próxima ao conjunto José Tenório, Serraria, na manhã desta segunda-feira (9).

Após concluírem os módulos de busca de vítimas em escombros e deslizamentos, os cães iniciaram o treinamento para resgate de vítimas em área rural. O major Roberto Wanderley, um dos idealizadores da implantação do serviço no CBMAL, explicou a importância dessa nova fase de treinos. “Essa situação de resgate pode ser utilizada em busca de pessoas que se perdem numa trilha, por exemplo. O cão faz a busca e localiza a vítima pelo olfato, em seguida sinaliza com latidos para o bombeiro que o conduz mostrando que a vítima foi encontrada”, conta.

“Enquanto o bombeiro faz a busca em linha reta, os cães realizam em várias direções numa distância de 50 metros, inicialmente. Temos uma previsão de aproximadamente três meses de treinamento com os cães para que eles estejam prontos também nessa modalidade de busca. O trabalho de busca em área rural de um cão equivale ao trabalho de 20 bombeiros”, explicou.

OS treinamentos são realizados todas às sextas-feiras nas proximidades do próprio GBS da Serraria. O próximo treinamento externo está marcado para o dia 23 no Parque Municipal.

Paralelo ao treinamento dos cães, o oficial lembrou que o canil está em fase final de acabamento e deve ser inaugurado no mês de julho, coincidindo com o aniversário da corporação. “O canil, localizado no Grupamento de Busca e Salvamento da Serraria, está quase pronto. Está faltando uma pintura e a parte externa que vai ser gramada. Mas a estrutura para banho, os locais onde os cães ficam, o almoxarifado de equipamentos exclusivos para os cães e o local para assepsia desses equipamentos já estão prontos”, finalizou.